18/04/2015

As 5 questões mais difíceis no Shark Tank

Logótipo Shark Tank Portugal
Um dos meus programas preferidos é o Shark Tank e foi com grande alegria que soube que ia estrear em Portugal. Nós, portugueses, somos um povo muito criativo (que se sabe desenrascar!) e com muita capacidade para trabalhar de formas alternativas. A criação de novos projetos é tão natural que somos dos países com mais sucesso na área da inovação, desde a tecnologia à ciência, e com um bom gosto que escapa a muitos outros.

No Shark Tank dos EUA, há uma série de informações que os “tubarões” pedem aos empreendedores para avaliarem a viabilidade do negócio – e o carácter dos próprios empreendedores. Estas são as principais e as mais relevantes no mundo empresarial, dentro e fora da televisão. Qualquer investidor vai querer saber as respostas a estas questões, e têm de as saber sem recurso a papéis (afinal, o negócio é vosso, se não sabem como funciona, como o vão gerir?).

Aqui vão elas:

1 - O que torna o produto único?

Qual é o problema que o produto resolve, o que o diferencia dos demais no mercado. Porque é tão bom que os clientes o vão escolher em vez da concorrência e porque razão a concorrência não faz o mesmo. Esta questão é importante porque geralmente remete para um de dois motivos: não se lembraram ou não é rentável. Tenham atenção quando forem explorar este ponto.

Para identificar o que torna o produto único, têm de o saber como é fabricado, utilizado e o que traz de valor acrescentado. Além disto, é preciso ter a visão do lado do consumidor. Qual o feedback de quem o experimentou, se o que julgam ser os benefícios são o que os consumidores valorizam mais no produto, se o comprariam e em que circunstâncias, se o preço é adequado, etc. Entender se os consumidores reconhecem o diferencial, ou não, é um grande indicador do trabalho que a empresa tem pela frente.


 Dica!  Podem recorrer ao crowdfunding para divulgar o produto e receber feedback do público - além de algum possível financiamento.

2 – Qual a maior empresa deste mercado?

Ter uma boa ideia, um bom produto e um bom crescimento são importantes, mas não se pode descurar o conhecimento da concorrência. Saber o que fazem, quais os seus pontos fortes e fracos, qual a cota de mercado que têm, se podem copiar o produto, e quais as hipóteses de atacarem a vossa empresa – e como – são questões que fazem a diferença entre o sucesso e o fracasso da empresa (se não souberem, vão levar com os ataques e só vão ver isso quando mal já estiver feito!).

Túnel de Tubarões

Se houver vários gigantes no mercado, convém conhecê-los e estudá-los, tanto a nível nacional como internacional. Nos dias de hoje, a globalização é uma realidade, mesmo no nosso pequeno país.

 Dica!  Atenção também às empresas emergentes de crescimento rápido, podem tornar-se perigosos competidores!

3 – Quanto custa a aquisição de clientes?

Sendo da área do marketing, entendo a importância deste número que parece tão abstrato. Para não complicar muito, o custo de aquisição de clientes não é mais que o total de custos com o marketing (publicidade, criação e manutenção de sites/blogues/redes sociais, ações de promoção, atendimento do cliente, etc) dividido pelo número de novos clientes. Ambos os números têm ser referentes ao mesmo período (mês, trimestre, semestre, ano, por exemplo).

Este valor deve ser comparado com o valor médio que se ganha com cada cliente para ter uma referência de se é um valor alto ou baixo. O custo de aquisição de clientes deve ser sempre inferior ao lucro que os clientes trazem à empresa, caso contrário o negócio não tem hipótese de continuar sem alterar a sua estratégia.

Poo~Pourri – como a criatividade torna um produto viral

4 – Qual será o retorno do investimento?

Tubarão a nadar em dinheiroO Shark Tank é um excelente programa para promover o empreendedorismo mas não é virado à pura filantropia: os “tubarões” querem ganhar dinheiro! O Kevin O’Leary é o que mais demonstra este desejo, e faz contrapropostas muito agressivas. Isto também significa que querem saber como – e quando – vão recuperar o investimento e começar a ganhar com o negócio. Para responder a esta pergunta, o empreendedor tem de conhecer todos os aspectos financeiros da sua empresa e ter capacidade para a desenvolver, fazer crescer e melhorar os números.

Valores a ter em conta são: investimento feito, custos de operacionalização, custos de marketing, as vendas e como vão ser distribuídos os lucros. O crescimento esperado ao longo do tempo é outro fator de cálculo de quanto vai demorar a recuperar o dinheiro investido.

5 – Qual o plano de desenvolvimento da empresa?

Esta pergunta é pertinente no que toca ao sucesso da empresa. Definir a visão, a missão e os objetivos da empresa são o primeiro passo. Uma análise SWOT (análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio) permite conhecer o ambiente em que a empresa se insere e que caminhos tem para escolher. O plano de desenvolvimento da empresa é o traçar desse caminho e deve ter em conta os obstáculos que vão aparecer, as soluções encontradas, quanto vai custar e quando lucro vai gerar.

O desenvolvimento da empresa está ligado ao seu crescimento e devem ter em conta os problemas que esse crescimento implica: aumento do pessoal, das instalações, distribuição, atendimento do cliente, reação da concorrência, etc. Tenham em conta que o crescimento gera muitas situações complicadas. Enquanto são poucas pessoas, é fácil controlar a equipa, o modo como atua e como o produto é entregue. O mesmo não é tão simples quando a empresa cresce.

Como vão manter o bom nível de exigência que têm até ao momento? Qual o investimento necessário à expansão? Quais os novos mercados onde pretendem entrar (se for o caso)? Quanto podem ganhar a médio / longo prazo?

 Bónus!  - Quanto vale a empresa?

É a base do programa e os empreendedores têm de saber justificar a resposta: quanto dinheiro querem por uma parte da empresa? É a primeira coisa que os “tubarões” ficam a saber e revela mais do que a avaliação da ideia. É difícil fazer uma avaliação exata mas é importante ter a noção dos números e do potencial da empresa, para não sub ou sobrevalorizar o negócio, pois isso revelaria falta de realismo e conhecimento.

O investimento feito, as vendas anuais, as projeções de lucros, o tempo de vida da empresa e o crescimento obtido desde que o negócio foi lançado são alguns dos números a ter em conta na altura de avaliar a empresa.

Conclusão

            Todos os empreendedores têm de conhecer os seus números. O Shark Tank é um excelente programa para vos ajudar a conhecer as dificuldades e as estratégias para vencer no mundo dos negócios. Conhecimento e criatividade são os dois ingredientes secretos para o sucesso da vossa empresa!







Sobre a autora

Joana Pedroso trabalha nas áreas de marketing, design e comunicação.

Tem como hobbies escrever e estudar, adora viajar e comer sushi.

Ambiciona construir a sua própria empresa e ter um espaço para ajudar os jovens a seguirem caminhos alternativos à educação tradicional.



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