19/04/2015

Óbidos – um pequeno tesouro

   
Vila de Óbidos
Para quem não conhece, Óbidos é uma pequena vila dentro de muralhas, com casas pitorescas e muitas pequenas lojas. O turismo é muito forte e as pessoas são muito simpáticas, recebendo-nos com um sorriso e boa disposição – mesmo com o tempo cinzento como apanhei assim que cheguei!
Entrámos nas muralhas e ficámos abrigadas logo debaixo de um arco largo, à espera que a chuva passasse. Azulejos na muralha com figuras lindíssimas prendiam-nos o olhar e cada figura tomava o nosso tempo para a observarmos com calma e atenção. Esperar que a chuva passasse não pareceu tardar muito, assim entretidas.

Entrada de loja tradicional
Vimos duas ou três pequenas lojas com artesanato e doces antes de voltar a chover. A pedra do chão escorregava mas estava em bom estado e sem buracos. Comprámos um chapéu de chuva na primeira loja que encontrámos e não parámos o nosso passeio pelas bonitas ruas decoradas da vila de Óbidos.

Além da história da vila, Óbidos tem outras características muito interessantes. O antigo e tradicional conjuga-se com a inovação e a criatividade, ou não teria sido líder dos Clusters Criativos da Unesco. Podemos notar que existe wi-fi gratuito em toda a vila, oferecido pela Câmara Municipal, espaços antigos renovados e transformados em locais de interesse, o artesanato nacional exposto em grande força nas lojas, a famosa ginja de Óbidos com copos de chocolate que é vendida por alguns comerciantes locais. 

A volta às muralhas mostra vistas maravilhosas dentro e fora da vila. As casas bem cuidadas e os campos à volta, com vilas e monumentos até onde a vista alcança, despertando uma ligação única àquele lugar. De Oeste, vinha um vento gelado que apenas se sentia no topo das muralhas, ficando a vila completamente abrigada da sua força. Não se sentia frio na vila de Óbidos, apenas o calor do Sol que começava a espreitar.


Castelo
O castelo, no cimo, está transformado em pousada, mas mantém toda a imponência dos dias antigos e transporta-nos para um tempo que não conhecemos, imaginando histórias e fantasias que um dia por ali passaram. Não entrámos, mas ficámos com curiosidade de o conhecer por dentro e espreitar das janelas e ameias altas. O que será que se vê dali? Ficará para outra altura.

Podem ver quais os eventos que estão a decorrer em Óbidos clicando aqui.

Igreja / Livraria
Uma antiga igreja está reabilitada e é agora uma moderna livraria, um espaço onde podemos apreciar a arquitetura e decoração tradicionais na companhia de uma boa leitura e um café, num ambiente calmo e inesperado. Outras igrejas têm também tesouros escondidos que não tive oportunidade de visitar, mas que aconselho a todos que fiquem a conhecer cada recanto desta vila magnífica.

Sem dúvida que o que mais me impressionou foi o bom estado das construções e do bom ambiente que ali se encontra. Com muito poucos carros e vários percursos pedestres, podemos apreciar as flores nas janelas, as plantas trepadeiras a subir pelas casas e as muitas cores que as lojas e decorações emprestam à vila. 

Podem conhecer o mundo de uma forma diferente: Viajar pelo mundo (quase) de borla? Para Onde?
 
Casas de pedra

Sei que o conselho de Óbidos tem sido dos mais ativos do nosso país, inovando na educação ao permitir que as crianças escolham as suas disciplinas para se adequarem aos seus talentos pessoais, oferecendo atividades extracurrículares, peddy-papers, A.T.L. e muito mais. A tecnologia também tem sido alvo de atenção tendo mesmo criado um Parque Tecnológico com espaços de coworking, serviços partilhados, aluguer de espaços e equipamentos, e uma série de espaços para manter hábitos saudáveis nos intervalos do trabalho, como percursos de BTT, hortas comunitárias e muito mais. 

Fiquei a saber muito sobre Óbidos antes de conhecer a vila, quando andava a estudar a rede de Cidades Criativas da UNESCO. Creio que terminou há uns anos, mas as cidades – e clusters – continuam a usufruir da aprendizagem do programa e a ir mais além dessa experiência, valorizando os seus pontos fortes e abrindo portas a novas ideias. As informações sobre esta rede continuam disponíveis e são fáceis de adaptar a qualquer lugar. Suponho que, se mais cidades não adotam uma atitude criativa, à por falta de iniciativa e não por falta de orientação disponível. 
Ginjeira em flor

O concelho de Óbidos é um exemplo a seguir para dar a volta ao êxodo rural que se tem verificado no nosso país e pode mesmo ter soluções para muitos problemas de pequenas cidades mais envelhecidas.  





Sobre a autora

Joana Pedroso trabalha nas áreas de marketing, design e comunicação.

Tem como hobbies escrever e estudar, adora viajar e comer sushi.

Ambiciona construir a sua própria empresa e ter um espaço para ajudar os jovens a seguirem caminhos alternativos à educação tradicional.




Artigos recomendados: