21/04/2015

We Pinch quer ser o início das grandes start-ups do futuro


Conheci a plataforma We Pinch há cerca de um ano e achei o conceito muito interessante: uma rede social que junta profissionais, empreendedores e investidores. O registo é totalmente gratuito e é uma nova forma de criar relações interessantes no meio empresarial.
O nome “We Pinch” (ou, em português, “Nós Beliscamos”) surge com a ideia de beliscar alguém para lhe chamar a atenção para algo. No site, podemos criar um perfil e colocar um projecto, “beliscando” pessoas para irem conhecer a nossa ideia e mostrar-lhes o que queremos fazer. O objectivo é acordar profissionais e possíveis investidores, pôr todos a mexer e fazer os projetos saírem do papel.


Modalidades de registo


Quem chega ao We Pinch pela primeira vez, encontra três modalidades de registo: profissional, starter e investidor. 

Profissional - colocamos as nossas capacidades, currículo, etc. O teaser profissional é um pequeno texto de 300 caracteres onde descrevemos as nossas ambições, objetivos e personalidade. É um pequeno resumo da nossa maneira de ser e do que procuramos no We Pinch.

Starter - fazemos o registo e depois perguntam-nos se o nosso projeto tem ou não co-fundadores. Caso o projeto tenha co-fundadores, podemos associar os seus perfis do We Pinch ou, caso não tenham, damos os emails e vão então receber um convite para se inscreverem na plataforma e estarem incluídos na página do projeto.

Outra forma de conseguir capital para o vosso projeto: Financiamento para todos!

Investidor - somos convidados imediatamente a preencher o nosso perfil com um teaser profissional e interesses, que são dois indicativos de como somos, do que procuramos e em que áreas estamos dispostos a investir.

Tipos de registo no We Pinch

Em todas as modalidades de registo, temos duas opções que podemos escolher: o Pro Match e o Project Finder, onde podemos procurar profissionais de interesse para o nosso projeto ou encontrar projetos para investir / fazer parte, respetivamente. Em qualquer uma das opções, aparece-nos um mapa onde podemos aproximar e uma região (podem ver que existem muito mais países no We Pinch além de Portugal!) e escolher também o setor que procuramos.


Tipos de pesquisa no We Pinch

 Dica!  O We Pinch é uma rede social, podem fazer publicações no perfil, adicionar pessoas aos contactos, enviar mensagens, avaliar profissionais, e seguir e comentar projetos de interesse.


Página de projeto


Quando criamos uma página de projeto, temos várias opções muito completas para dar destaque à nossa ideia.

Logo no início da página, vemos o título do projeto, uma imagem para ilustrar o mesmo, a localização e o sector onde está inserido. Vemos também a que tipo de contribuição está aberto e qual o teaser do projeto. Isto é a primeira coisa que profissionais e investidores vêm quando entram na página do projeto:

Primeira parte da página de projeto

  Importante!  As aprovações no We Pinch são como os likes no Facebook, um indicador do que o público acha do projeto e uma fonte de informação para investidores e profissionais interessados.

Continuando na página, mais em baixo temos um espaço para fazer uma descrição detalhada do projeto, da equipa, do conceito, e tudo o que acharmos que é relevante para o mesmo. Temos também um local próprio para os objetivos. Estes ficam por tópicos, o que é muito bom visto que devem ser curtos, claros e diretos.

Descrição e objetivos num projeto We Pinch

 Dica!  Quem procura projetos, lê primeiro o teaser e os objetivos por serem mais curtos e fáceis de ler. Tornem-nos apelativos se quiserem que leiam a descrição e fiquem a conhecer melhor o projeto!


Vaga We PinchÉ também nesta página que podemos divulgar as vagas que temos no projeto, quer sejam investidores, designers ou mesmo administrativos. Colocamos o cargo, o tipo de perfil que estamos à procura e a recompensa, que pode ser uma parte da empresa, um emprego ou outra a definir. As vagas por preencher aparecem a amarelo claro; quando uma vaga é preenchida por um profissional aprovado pela equipa, a vaga aparece a azul claro, com o perfil do profissional associado (ou do investidor).

Por último, temos os seguidores e comentários que o público faz ao projeto. Ter vários seguidores mostra que o projeto é interessante para o público, o que dá a entender que realmente há um mercado para a nossa ideia.

 Dica!  Estejam sempre atentos aos comentários, o público pode dar dicas importantes sobre como orientar o projeto, além de ser uma oportunidade de criar uma boa relação com um potencial cliente.

Rede Social



Pinch Meet
Como rede social, o We Pinch tem várias funcionalidades características deste tipo de plataformas.

Quando entramos na nossa conta, a página inicial é a Pinch Bubble, que nos mostra projetos mais relevantes, recentes, os mais aprovados e os mais seguidos, etc. À esquerda, temos um painel de navegação que nos pode levar para o Pinch Experts, Pinch Talks ou Pinch Meet. Cada um destes separadores mostra-nos coisas diferentes, como artigos sobre os temas mais importantes à volta do empreendedorismo e start-ups ou as atividades mais recentes na rede.

Podem explorar estas zonas para aprender ou conhecer novos projetos ou profissionais, partilhar o vosso trabalho e interesses, ou apenas manterem-se a par das novidades do mundo We Pinch

Conclusão

Juntando profissionais, starters e investidores, o We Pinch tem um conjunto de ferramentas interessantes para conseguir o seu objetivo: dar o empurrão final para tornar projetos em realidade e ajudar a criar as melhores start-ups do futuro. 

Sabe mais em www.wepinch.com e torna-te um membro desta comunidade!








Sobre a autora

Joana Pedroso trabalha nas áreas de marketing, design e comunicação.

Tem como hobbies escrever e estudar, adora viajar e comer sushi.

Ambiciona construir a sua própria empresa e ter um espaço para ajudar os jovens a seguirem caminhos alternativos à educação tradicional.





Artigos recomendados: