01/01/2019

Principais plataformas de crowdfunding em Portugal

Crowdfunding sites plataformas de financiamento coletivo

Estás à procura de um site para lançar a tua campanha de crowdfunding?

O crowdfunding é um meio de financiamento de projetos criativos, sociais e empresariais baseado numa filosofia de economia colaborativa, recolhendo fundos em pequenas parcelas a partir de um público vasto e diverso composto pelos famosos 3 F’s – family, friends and fools (família, amigos e tolos), em troca de recompensas simbólicas para agradecer aos apoiantes que decidiram contribuir para o objetivo proposto.

Isto é, geralmente, feito através de plataformas externas dedicadas a este tipo de recolha de fundos, que te permite controlar os aspetos mais importantes como a divulgação e contacto com a comunidade, sem teres de te preocupar com a parte mais técnica do processo. 

Para te ajudar a escolher qual a plataforma de crowdfunding mais adequada, vou falar-te dos sites principais de financiamento coletivo a que podes recorrer, das suas características mais importantes e dar-te algumas dicas para a tua campanha.



O crowdfunding pode servir para:
comprar matéria prima, iniciar produção em massa, 
atingir novos públicos, testar as tuas ideias
Não te fiques pelo tradicional!



PPL


Podemos dizer que este é o maior site de crowdfunding em Portugal. Com mais de 3 milhões de euros angariados desde o seu lançamento em 2011, uma taxa de sucesso de 46% e uma comunidade de mais de 120 000 membros é fácil perceber porquê.

PPL plataforma de crowdfunding em portugal


Utilizar o site da PPL é uma experiência intuitiva que te dá todas as informações que possas precisar, tanto para apoiar como para criar uma campanha. Com um design dinâmico, conseguimos rapidamente perceber que projetos estão abertos a financiamento, no que consistem, quantos apoiantes têm, e qual a evolução das campanhas. 

Queres saber quais as categorias de projeto com mais valor angariado? Deixo-te aqui um gráfico disponível no site da PPL que mostra o valor de angariação total por categoria, também por ano:

Valor angariado em crowdfunding no site PPT
A categoria que passou para o topo o ano passado foi a dos Eventos, com duas campanhas para financiamento de greves a ultrapassarem o total de meio milhão de euros. Tem em atenção que isto não é um evento comum e não deves tirar daqui a conclusão que a maioria dos eventos tem uma taxa de financiamento tão alta! Não contando com essas duas campanhas de greves, a categoria dos Eventos está a baixo do meio da tabela. 

Tirando isto, percebemos que, ao longo dos anos, a PPL tem tido um papel relevante nas áreas de projetos sociais e musicais. Podemos ver que é um reflexo do apoio crescente às produções artísticas independentes e ao espírito de iniciativa e de combate aos problemas que o país tem enfrentado nos últimos anos.


     »     Aprende com quem sabe: 
                    Sapato Verde - Um Caso de Sucesso!
                    Ecobook - Um Caso de Sucesso!


Para terminar, quero só deixar-te aqui um link para a Academia PPL, onde podes aceder a uma série de recursos criados especialmente para quem quer começar uma campanha de crowdfunding em sites deste tipo. 



Já não podes ter a tua campanha
em vários sites em simultâneo...
Mas podes recorrer a diferentes sites se 
as campanhas não forem ao mesmo tempo!



Novo Banco Co-Crowdfunding


Esta plataforma de crowdfunding criada pelo Novo Banco é dedicada a projetos sociais e, ainda que não tenha a dimensão da PPL, tem uma característica que vale a pena considerar para alguns projetos: as campanhas que atingirem o objetivo têm um co-financiamento de 10% do montante solicitado. 

Que quer isto dizer? Bem, se a tua campanha tiver um objetivo de 1000€ e conseguires atingir esse objetivo, o Novo Banco oferece-te 100€ de bónus pelo teu sucesso!



Sendo uma plataforma de financiamento coletivo para projetos sociais, todos os apoiantes têm a oportunidade de “apoiar incondicionalmente”, ou seja, quer atinjas ou não o objetivo da campanha, podes receber os donativos que tenham sido oferecidos, se os apoiantes assim quiserem.

O site do Novo Banco Crwodfunding tem uma apresentação mais institucional, mas ainda assim intuitiva e os números apresentados não desanimam: tem uma taxa de sucesso de 60%, uma comunidade de quase 10 000 apoiantes e mais de 180 projetos apoiados desde 2012. 



Escolhe a plataforma com base 
no público-alvo e não na dimensão.
Mais vale 50 pessoas dispostas a apoiar
do que 10 000 que não olham duas vezes.

Outras plataformas


Na versão anterior deste artigo tinha incluído a MassiveMov como segunda maior plataforma de crowdfunding em Portugal. No entanto, na minha pesquisa para atualizar o estado dos sites de financiamento coletivo por cá, vi que esta plataforma tinha sido descontinuada. 

Dito isto, há outras plataformas que podes considerar e deixo-te aqui uma lista com algumas informações úteis para começares a planear a tua próxima campanha!

Boa Boa – Plataforma de crowdfunding focada em projetos de e para Lisboa, pareceu-me que estava de certa forma ligada à PPL. Tem vários projetos financiados a mais de 100% e requer que alguns conteúdos estejam em português e inglês (o que é uma vantagem pois em Lisboa a comunidade empreendedora internacional tem crescido todos os anos). A última campanha ativa foi publicada em novembro de 2017 mas o site continua ativo até nas redes sociais, pelo que pode ser uma opção válida se vires que o público-alvo é o mesmo que o do teu projeto.


     »     Milhões de visualizações:
                    Poo-Pourri - Como a Criatividade Torna um Produto Viral


Kickstarter – Dos mais conhecidos sites de financiamento coletivo internacional. Com mais de 4 mil milhões de dólares angariados em todo o mundo, tem uma taxa de sucesso de 37% e uma comunidade de 15 milhões de apoiantes, dos quais 5 milhões apoiaram mais do que um projeto na plataforma.  Criado em 2012, o Kickstarter tem um foco muito grande em áreas criativas que vão desde cinema a design de produto, teatro e videojogos, cartoons a tecnologia, e muito mais.

Kickstarter vs Indiegogo crowdfunding sites

Indiegogo – Outra plataforma gigante a nível global, a Indiegogo permite dois tipos de campanha de crowdfunding: o modelo tradicional de donativos-recompensas e outra de donativos-quota da empresa; tem também uma componente que permite recolher donativos ao longo do tempo sem prazos ou objetivos e outra parte que te permite vender os produtos no “Marketplace” da plataforma. Muito direcionada para projetos de inovação tecnológica e de entretenimento, tem uma taxa de sucesso de 47% e uma comunidade de mais de 10 milhões de pessoas por todo o mundo.


     »     Atinge o teu objetivo: 
                    7 passos para fazer uma campanha de crowdfunding de sucesso


GoFundMe – Além de ser a maior plataforma de crowdfunding, com mais de 5 mil milhões de dólares em todo o mundo, a GoFundMe tem um foco único: não para projetos de empreendedorismo ou outros, mas sim para necessidades pessoais como educação, desporto, cuidados de saúde, etc. Bastante diferente de todas as outras até agora. Sendo para necessidades pessoais, a GoFundMe não cobra comissões pelo montante angariado como outras plataformas, permitindo-te recolher mais apoios para a tua campanha.



As recompensas são mais 
do que agradecimentos:
são as tuas primeiras vendas,
os teus primeiros embaixadores!



Over to you


Já sabes que opções tens para a tua campanha, agora desafio-te a pôr mãos à obra. Para teres um caminho a seguir, deixo-te aqui os primeiros passos:

  1. Descreve a tua ideia e o teu público
  2. Escolhe o teu objetivo (testar o conceito, iniciar a produção, consegui clientes, etc)
  3. Define quanto precisas e o que vais dar pelos donativos
  4. Escreve a tua história, os teus valores
  5. Faz um vídeo para a campanha
  6. Lança-te numa das plataformas e divulga pelos teus 3F's


Não deixes a tua ideia ficar no papel!





3 comentários :

  1. Hello,
    I am a private investor, please contact me if you need personal financing or for a project. Here is my email: ruedimark1@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello Mr. Mark, my name is Luis Amado,I am Portuguese and I am trying to reach a 50.000.00 euros in a personal financing basis.... Can you help me please...?! Thank you!

      Eliminar
  2. Hello i am a 43years old guy that has 4 children and my house needs some work so they can have every one room too sleep and study i need some help with the remodelation because there is no left money in the end of any month to doo some thing i ask for help so i can rayse them and they have room for each one

    ResponderEliminar