Dois jovens com um protótipo e muita vontade de vencer.
Foi assim que Pedro e Matheus entraram com toda a determinação na plataforma PPL, conseguiram financiar a sua ideia e estão entre os 10 finalistas da 7ª edição do Prémio Nacional de Indústrias Criativas!
O EcoBook é um caderno onde podemos escrever e apagar as vezes que quisermos. É muito útil para apontar ideias, contactos ou coisas que não queremos esquecer até chegar a casa e apontar. Quantos de nós não gastamos imensas folhas a escrever coisas para não nos esquecermos, e depois as jogamos fora? O EcoBook permite-nos apontar o que precisarmos no momento, sem o desperdício de folhas que os cadernos normais representam.
Fica aqui o seu testemunho de um dos promotores do projeto, Pedro Lopes:
O EcoBook é um caderno onde podemos escrever e apagar as vezes que quisermos. É muito útil para apontar ideias, contactos ou coisas que não queremos esquecer até chegar a casa e apontar. Quantos de nós não gastamos imensas folhas a escrever coisas para não nos esquecermos, e depois as jogamos fora? O EcoBook permite-nos apontar o que precisarmos no momento, sem o desperdício de folhas que os cadernos normais representam.
Fica aqui o seu testemunho de um dos promotores do projeto, Pedro Lopes:
Porquê recorrer ao crowdfunding
"O crowdfunding foi a única forma que arranjámos de financiar a nossa ideia e validar um pouco o mercado. Tendo eu 18 e o Matheus 20 anos, era difícil as pessoas levarem a sério a nossa ideia e verem o potencial do projeto para além da idade e para nós o crowdfunding, onde não há caras e sim produtos, foi a escolha ideal para ajudar a arrancar o EcoBook.
Como foi a experiência da campanha
Na altura só tínhamos dois protótipos e foi com eles que decidimos avançar para a campanha, uma vez que não tínhamos dinheiro para melhorar o produto ao máximo. O que propusemos aos nossos potencias apoiantes foram cadernos que seriam produzidos com o dinheiro angariado. Tínhamos encontrado ali os nossos primeiros clientes, as primeiras pessoas a acreditarem no nosso potencial e na nossa ideia.
Tivemos muito trabalho a criar todos os textos, imagens e vídeos sem a mínima experiencia, sem contar com a divulgação da campanha, sem dúvida a parte mais trabalhosa mas ao mesmo tempo mais gratificante numa campanha deste tipo. Começámos por pedir a familiares e amigos para apoiarem a nossa ideia e eles aderiram uma vez que também viram algum potencial de mercado no EcoBook. Com isso conseguimos cerca de 25% do montante. A partir daí, foram aparecendo as pessoas que nunca tínhamos ouvido falar e que estavam lá apenas pelo projeto.
Conselhos para quem pensa em recorrer ao crowdfunding
O crowdfunding funciona um pouco como uma bola de neve: quanto mais apoiantes temos, mais apoiantes vêm e foi exatamente o que aconteceu no nosso caso. Já estávamos quase no fim da campanha e ainda só tínhamos cerca de 500€ (estávamos a pedir 1250€) quando de um dia para o outro alcançámos o objetivo e no fim da campanha ainda conseguimos os 185%!
O que isso nos ensinou foi para nunca desistirmos de publicitar e falar sobre a nossa campanha até ao último segundo. Quem sabe se num minuto pensas que não vais atingir nunca o objetivo e noutro já nem consegues agradecer a todos os apoiantes no mesmo dia. A internet tem destas coisas.
O que isso nos ensinou foi para nunca desistirmos de publicitar e falar sobre a nossa campanha até ao último segundo. Quem sabe se num minuto pensas que não vais atingir nunca o objetivo e noutro já nem consegues agradecer a todos os apoiantes no mesmo dia. A internet tem destas coisas.
Hoje em dia, se uma ideia, for boa o problema nunca é a falta de dinheiro. Se tiverem algo em mente façam um crowdfunding. O pior que pode acontecer é não atingirem o montante e perceberem que talvez devam pensar noutro projeto, o que também é bom, uma vez que vos evita fazer perder tempo em algo que estava condenado desde o dia zero.
Para o futuro?
Nesta fase, a divulgação do produto é feita através das redes sociais, do “passa palavra”, que para um produto como o nosso é muito importante, e através de eventos em faculdades pelo país onde somos convidados.
Em jeito de conclusão, gostava de agradecer aos 101 apoiantes do EcoBook porque sem eles nada teria sido possível e não estávamos nesta altura a ter o sucesso que estamos a ter. É tudo graças aos que acreditaram num protótipo!"
Também já tenho um EcoBook e estou bastante satisfeita com ele! O meu é verde e dá-me uma grande ajuda com o blogue ou para servir de agenda.
Nunca me tinha conseguido habituar a apontar coisas num caderno por saber que as folhas iam logo para o lixo. Assim, com o EcoBook, já não tenho problema nenhum em apontar tudo o que for preciso!
Podes aceder ao site do EcoBook em ecobook.pt e ficar a conhecer todos os modelos disponíveis, as cores, e as canetas. Acompanha a página do EcoBook no Facebook aqui e fica a par das novidades e do percurso destes dois jovens.
Agradeço imenso ao Pedro e ao Matheus pela disponibilidade em partilhar a sua experiência com o IDEIA!
E quanto ao IDEIA...
Nunca me tinha conseguido habituar a apontar coisas num caderno por saber que as folhas iam logo para o lixo. Assim, com o EcoBook, já não tenho problema nenhum em apontar tudo o que for preciso!
Podes aceder ao site do EcoBook em ecobook.pt e ficar a conhecer todos os modelos disponíveis, as cores, e as canetas. Acompanha a página do EcoBook no Facebook aqui e fica a par das novidades e do percurso destes dois jovens.
Agradeço imenso ao Pedro e ao Matheus pela disponibilidade em partilhar a sua experiência com o IDEIA!
Sobre a autora
Joana Pedroso trabalha nas áreas de marketing, design e comunicação.
Tem como hobbies escrever e estudar, adora viajar e comer sushi.
Ambiciona construir a sua própria empresa e ter um espaço para ajudar os jovens a seguirem caminhos alternativos à educação tradicional.
Joana Pedroso trabalha nas áreas de marketing, design e comunicação.
Tem como hobbies escrever e estudar, adora viajar e comer sushi.
Ambiciona construir a sua própria empresa e ter um espaço para ajudar os jovens a seguirem caminhos alternativos à educação tradicional.