01/06/2015

5 Conselhos Para Ires dos 0 aos 80.000 Fãs

Afonso Malheiro, criador da página Heelbook partilha com o IDEIA 5 Conselhos Para Ires dos 0 aos 80.000 Fãs! Continua a ler e fica a conhecer esta história de sucesso:

"Há 4 anos, estava numa aula de Social Media. Era lecionada por um amigo e ex-colega da Ogilvy que já não via há muito tempo, que estava (e está) a dar cartas no social media.

Eu estava a tentar alargar os meus horizontes profissionais e aproximar-me da minha paixão: contar histórias e entreter as pessoas. Na altura, era consultor de gestão. Sim, estava um bocadinho longe, eu sei. A reação das pessoas tendia a ser algo como:

What?

Do meu ex-colega, vieram algumas palavras muito simples que me ajudaram a rapidamente perceber as redes sociais (“social media é uma conversa”) e a querer criar o meu “tubo de ensaio” no Facebook, para ver se era possível casar o meu desejo de entreter com o ambiente de uma rede social.

Peguei num tema que me é particularmente acessível, o pro wrestling (já tive uma promotora, o que significa que conheço bem o fã), assunto que estava ainda muito pouco explorado no Facebook, e criei uma página dedicada a fazer rir os fãs mais entendidos da matéria.

Heelbook fãs Facebook Insights
Se corresse bem, se a página crescesse, havia sempre a hipótese de associar merchandise próprio à página.

Hoje, o Heelbook - nome da página - tem 80.000 likes no Facebook e também tem uma presença relevante no YouTube e no Twitter. É uma referência para os “internet fans”. E, sim, tem merchandise próprio.

Heelbook logo


(em wrestling, um herói é um “face” e um vilão é um “heel”. Facebook… Heelbook)

Mas, como tende a acontecer com novos projetos digitais, começou com 0 likes.

Os 5 conselhos que se seguem reúnem as 5 coisas que mais me ajudaram a fazer crescer este “tubo de ensaio” e são perfeitamente replicáveis para qualquer que seja o teu projeto:

1. Conhece Facebook Ads


Todos começamos da estaca zero. E, na estaca zero, o nosso poder para divulgar os nossos conteúdos é muito reduzido - com 10 page likes, mesmo que os 10 partilhem o post, estaremos (muito provavelmente) a olhar para um crescimento máximo de 1-2 likes.


Boring

Por isso, sobretudo em projetos em que o crescimento rápido é essencial, faz todo o sentido investir em Facebook Ads. Não só na plataforma em si, mas também em sermos educados sobre o seu funcionamento.

Os Facebook Ads permitem um targeting que é, em muitos casos, ridiculamente específico. Se eu consigo comunicar diretamente para os “nerds” de wrestling (ou seja, um pequeno nicho de um pequeno nicho), tu também consegues encontrar a tua audiência com os Facebook Ads.

É uma das armas de comunicação mais precisas que a Internet te dá, por isso usa-a.


Sniper

Com eles, conseguimos chegar ao news feed de pessoas que, de outra forma, nunca nos conheceriam. E, dependendo do tema da tua página, é relativamente fácil o nosso anúncio ter uma audiência de cinco dígitos… ou mais.

Os dois peritos em Facebook Marketing de que mais gosto são estes:

- Jon Loomer, que tem um curso específico para o Power Editor, a super-ferramenta de criação de Facebook Ads (conselho de amigo: não usem a ferramenta standard para fazer os vossos anúncios, estão a limitar dramaticamente o que podem fazer com eles)

- Amy Porterfield, que é muito focada na criação do “sales funnel” do teu projeto, ou seja, em como podes, a partir da tua presença na Internet, converter os teus fãs em vendas

2. Conhece os Pesos-Pesados do teu assunto


Outra boa maneira de crescer mais depressa é encontrar boas páginas que já estejam estabelecidas e interagir com elas. Em muitos casos, classificamo-los como os peritos.


Albert Einstein

O Facebook é uma plataforma já num avançado estado de maturidade, o que significa que praticamente todos os assuntos têm já páginas com uma audiência de média/elevada dimensão.

Com o Heelbook, ganhei muitos fãs porque dei a conhecer o projeto - nomeadamente, as piadas que fazia, sob a forma de memes e vídeos - às grandes páginas que já existiam.


Gigante

Quando o conteúdo é bom e é dado a conhecer a estes “pesos-pesados”, tens uma boa probabilidade de estes o partilharem com os seus fãs. O Heelbook chegava a ganhar 150-200 page likes quando uma página maior com o mesmo tema partilhava uma piada que eu tinha deixado no seu mural.

Mais cedo ou mais tarde, ninguém diz que não a um bom conteúdo. Por isso, descobre essas páginas, sê paciente, trata as páginas com simpatia e acredita que vais ver shares… e page likes… e vais começar a sentir-te assim:


I'm Awesome!


3. Tem Contexto e Tem Timing


Todos os temas têm momentos em que a atenção do fã é maior. Para fãs da saga cinematográfica Star Wars, o momento de publicação de um trailer ou a estreia de um novo filme são exemplos disso.


Reação dos fãs à estreia do Star Wars

Descobre quais são esses momentos para o teu projeto. Isso vai manter-te relevante e mostra aos teus fãs (e potenciais fãs) que estás sempre em cima do acontecimento.

Isto é particularmente bom quando, por exemplo:

- tem lugar uma conferência sobre o tema da tua página

- está a ser transmitido um programa de televisão igualmente associado ao teu tema

São momentos em que os fãs se juntam (ao vivo e digitalmente nas redes sociais), por isso vale a pena falares sobre eles: antes, durante e depois, porque os teus fãs vão estar a falar sobre isso ou, no mínimo, a querer que tu lhes dês algo tão ou mais interessante quanto o momento em si.


Second screen

No Heelbook, sendo wrestling o tema, posso dizer-te que na semana do maior evento anual, o conteúdo da página (incluindo memes, vídeos e artigos) chegou a mais de 1 milhão de pessoas (a partir de aproximadamente 78.000 page likes). Sem gastar um cêntimo.

Como podes ver pelo gráfico, nada bate estares lá no momento certo:

Gráfico Facebook Insights alcance orgânico

4. Sê um Mestre do Conteúdo


Nada bate contexto e timing? OK, não é bem assim. Há uma coisa que bate tudo o resto. O ás de trunfo, se quisermos…


Ás de espadas

No fim, social media não é um sprint. É uma maratona. E ganha sempre quem domina ambos os aspetos do jogo do conteúdo:

- Quantidade - seres consistente e recorrente no que publicas

- Qualidade - trabalhares para chegares à ribalta, com conteúdos relevantes, interessantes e que merecem um share

No Heelbook, apenas 15% dos page likes vêm dos tais Facebook Ads. Os restantes 85% vêm do conteúdo em si: as piadas que partilhei com as páginas grandes foram fundamentais no início e, numa segunda fase, com o Heelbook já “crescido” em termos de dimensão, os shares feitos pelos fãs são suficientes para manter a página em constante crescimento. Por outras palavras, Heelbook esmaga.


Hulk esmaga

Para seres um mestre do conteúdo, olha para as tuas ideias para posts e verifica que o post (e o teu projeto) faz pelo menos uma destas coisas:

a) Educar

b) Inspirar

c) Entreter

(Crédito: Amy Porterfield)

O Heelbook está, pela sua natureza, sempre na alínea c), mas vais ver o poder da tua página a vir ao de cima, estejas em que alínea estiveres.


I have power

Sobre estratégia de conteúdos, a minha sugestão é estares atento ao Joe Pulizzi.

5. Acredita que as coisas vão sempre ser difíceis, mas vão sendo menos difíceis


Todos começamos da tal dolorosa estaca zero, da qual não é óbvio como vamos sair. É mais doloroso passar de 10 para 100 fãs, do que de 20.000 para 30.000. E não só porque ter escala ajuda…

À medida que o tempo avança e a tua página progride, estas coisas vão acontecer:

- Vais conhecer melhor o teu público e, por conseguinte, vais ter uma ideia cada vez mais clara do que lhe interessa

- O que significa que os teus posts tenderão a ser cada vez melhores, ou seja, a ter cada vez mais engagement

- O teu domínio e conforto em estar no Facebook vai aumentar, e vai desaparecer o receio de que cada post vai definir a qualidade da tua página e, por associação, do teu trabalho


I can do it

- Os teus fãs vão estar constantemente a dar-te ideias sobre o que pode vir a seguir, o que vai complementar o teu próprio processo criativo

- Vais estar cada vez mais enraizado na comunidade do teu tema, o que significa que terás parceiros e conhecimentos que te vão abrir portas

Não te preocupes por teres coisas difíceis à tua frente. Aliás, fica grato. Se as coisas fossem fáceis, tinhas uma fila muito maior à tua frente. Daquelas de pessoas à espera do novo iPhone.


Fila IPhone6

Para te inspirares, é mais (lá está) difícil para mim recomendar-te algo de forma acertada. Cada um tende a encontrar o seu caminho neste campo. Mas três sugestões são:

- O Entrepreneur On Fire, um podcast que entrevista pessoas que criaram o seu negócio (a maioria é digital), como foi o seu caminho para o sucesso e que obstáculos encontraram

- O Joe Rogan Experience, um podcast de um comediante norte-americano que aborda frequentemente temas como a motivação, o falhanço e o positivismo vs. negativismo

- Fazer exercício. Se puseres o teu corpo a trabalhar, ele agradece, colocando-te num estado mais calmo, mas também mais atento e criativo.

Agora, vai à luta.


Gladiador

Qualquer coisa, estou no malheiro.afonso@gmail.com."


Muito obrigada a Afonso Malheiro pela partilha deste excelente artigo!


Sobre o autor:

Afonso Malheiro trabalha nas áreas de digital content, entretenimento e gestão. 

Nunca perdeu um jogo do galo e alega ser capaz de fazer "like" a um post duas vezes. 

Ambiciona viver num mundo em que o ambiente não está poluído e não há spoilers de Game Of Thrones.




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