25/11/2018

Um Portal Europeu para a Juventude

Quer estejas à procura de formas de ocupar o teu tempo livre ou de enriqueceres o teu currículo, ou apenas conhecer melhor a comunidade europeia em que vivemos, este Portal está cheio de recursos úteis para ti.

Aqui vou dar-te uma visão geral do que podes encontrar, e não esperes para visitar o Portal assim que alguma coisa de interessar! É esse o objetivo do IDEIA - dar-te um empurraozinho na direção de avançares com as tuas ideias e projetos.


Viajar pela Europa



A Europa é composta por vários países e culturas, e os jovens são incentivados, de várias maneiras, a viajar para outros países. As oportunidades são muitas e este site ajuda-te com dicas de transportes, alojamentos e outros aspetos a ter em conta.

Viver novas experiências é sempre uma mais valia, mas aprender com pessoas de outros locais do mundo é algo único. As diferentes visões sobre temas comuns, a história contada por outras palavras e os costumes culturais são riquezas que só estando fora é que conseguimos começar a capturar para nós.

É esta empatia e encontrar interesses convergentes e formas de colaborar para uma UE melhor, mais solidária e mais proativa que merecem o destaque e o nosso esforço, em troca de tudo o que podemos vir a retirar para o nosso futuro.

Além das viagens de lazer, podes optar por conhecer a Europa por outro prisma, e o Portal pode ajudar-te se quiseres estudar, trabalhar ou fazer voluntariado.


Ensino

O Ensino na Europa varia muito de país para país e os diferentes programas são um complemento importante à nossa formação. Diz quem já estudou no estrangeiro que não há nada igual e que se pudesse lá ficavam mais tempo. São as coisas que se aprende e as amizades que se fazem, momentos marcantes que ficam!


Se tens o bichinho de estudar noutro país, conhecer outra língua e pessoas diferentes, descobre o que o Portal tem para ti sobre o ensino na UE. Desde programas de intercâmbio a cursos profissionais e de línguas, até informações sobre créditos, validade de certificados e outros programas extracurriculares.


Trabalhar na UE

Interessante na secção de trabalho deste Portal da Juventude é abordarem também o empreendedorismo.

O Programa ERASMUS para Jovens Empresários é um exemplo que junta os estágios com o empreendedorismo e o aprender no estrangeiro, dando-nos a oportunidade de conhecer uma empresa de outro país a trabalhar num mercado relevante para o nosso projeto, perceber pontos essenciais do seu funcionamento e dar o nosso melhor para contribuir para o Programa.



Além disto, o Portal tem recursos sobre como e onde procurar emprego na União Europeia ou estagiar fora de Portugal, duas opções profissionais com grande potencial de carreira, não só lá fora, como cá dentro também. Experiências variadas preparam-te para o teu sucesso pessoal e profissional, seja onde for!


Pensar (e atuar) a nível global

O Portal Europeu da Juventude tem ainda conteúdos sobre os temas atuais que mais preocupam a sociedade em termos de desenvolvimento, inclusão e sustentabilidade, bem como formas de ter um impacto mais forte no futuro coletivo.


Desde programas de voluntariado prolongados para jovens a informações sobre objetivos e medidas em curso que visam a melhoria das condições de vida em todo o mundo. Podes encontrar apoios para projetos, sejam voluntários ou corporativos, de grande ou pequena escala, e ainda uma comunidade disposta a participar.

Precisamos de ti, precisamos de todos para fazer a diferença.


Sem comentários :

Enviar um comentário