16/11/2018

Cursos online grátis? Sim, por favor!

Cursos online grátis ensino a distancia comunidade global


Depois da discussão sobre se os cursos online vão ou não roubar o lugar às universidades - e de ter chegado à conclusão que ainda falta um longo caminho para isso acontecer - houve ainda outro ponto que quis chamar à atenção que é a importância do conhecimento acima dos certificados.

Aprender é, talvez, o melhor hábito que podemos ter e que mais portas nos abre para termos um percurso significativo, seja em que área for.

Quando temos o bicho da curiosidade, aprender só é um sacrifício num ambiente estagnado, repetitivo e sem ligação ao mundo real. Mas assim que somos expostos a uma comunidade, quando desenvolvemos os nossos hobbies e projetos, aprender é tudo menos aborrecido.

It's a life style!


E como podes ser como eu e querer crescer constantemente, deixo-te aqui uma lista dos meus sites preferidos de cursos online. Alguns são ondemand, outros têm uma calendarização própria, e todos têm áreas que te vão dar sede de mais.


edX

Este é o nº1 para mim.

cursos online grátis ensino universitário à distancia acessível global


Vi uma grande evolução nos últimos anos e é um grande exemplo de como as universidades recorrem a estas plataformas para se divulgarem e captarem alunos, ao mesmo tempo que fazem um trabalho de ensino global excecional.

O curso que mais impacto teve foi o ondemand (a.k.a. "self-paced") "Circular Economy: an Introduction". Lecionado em inglês, inclui conteúdos leves e outros mais pesados, abordando modelos de produção e gestão mas também fórmulas de previsão e avaliação, dando uma visão abrangente deste tema.

Mas as categorias disponíveis são vastas e os cursos são gratuitos - mais uma vez, a certificação é paga, mas não o acesso à matéria.



Udemy


Para quem procura variedade de matérias, este é o site.

cursos online de todas as categorias pagos e gratuitos


Nesta plataforma, o curso que mais gostei até agora foi o "Foundations of Business Strategy", um curso gratuito bastante completo, não particularmente fácil, mas com exemplos que ajudam a compreender a matéria bastante bem.

Ao contrário da maior parte dos sites com uma componente mais académica, este inclui áreas como a fotografia, design, liderança e outras áreas mais "soft".

Este funciona de forma um pouco diferente também porque os cursos ou são pagos ou são gratuitos, enquanto noutros é comum o acesso ao conteúdo ser gratuito e os certificados pagos. Os cursos pagos têm um custo completamente variável que depende do conteúdo - e das reviews, uma característica também particular desta plataforma.

Apesar disso, o site tem grandes promoções, onde põe uma variedade de cursos a 10€ durante um curto espaço de tempo, pelo que vale a pena estar atento e ver se o que nos interessa fica disponível.


Alison 

Foi o primeiro site que encontrei de cursos online grátis, há já uns anos. Na altura não conhecia estas plataformas e foi uma boa entrada, com acesso gratuito aos cursos mas certificação paga.




Não comprei nenhum certificado mas o meu tempo aqui foi passado entre temas de finanças pessoais e design, com uma passagem pela língua árabe.

Já mais intuitivo do que na altura, os conteúdos deste site são de qualidade e estão bem organizados e estruturados, desde os mais básicos a outros mais complexos, que passam também por áreas profissionais especializadas e disciplinas académicas, que dão aos cursos deste site uma componente de "explicações" muito útil a quem está a estudar na universidade.



Duolingo

Também mundialmente conhecido, o Duolingo é um site de ensino online dedicado a línguas.

ensino online gratuito de idiomas e línguas

Totalmente gratuito, dá-nos uma experiência interativa e com vários desafios e oportunidades de expandir o vocabulário - é um exemplo da gammification aplicada à aprendizagem.

À medida que vamos evoluindo, ganhamos pontos que podemos usar para desbloquear áreas de idiomas complementares, e somos constantemente incentivados pelo Duo, a coruja, a manter um ritmo consistente diário.

Aparentemente, o Duo consegue ter uma campanha de fidelização agressiva, segundo um print que circulou recentemente pela internet!

campanha de email Duo come pão envenenado


Para uma experiência ainda mais ondemand, considera descarregar as aplicações destas plataformas para o teu telemóvel. Nalgumas versões podes mesmo guardar cursos para ver offline, ideal para ocupar o tempo nos transportes ou numa sala de espera.



A minha experiência não vai muito além destas plataformas e do Youtube e pesquisas no Google, mas deixo aqui um link com os Top 50 Sites de Aprendizagem Online, uma lista dividida por áreas de estudo e com um resumo de cada plataforma.




Sem comentários :

Enviar um comentário