30/04/2015

Sapato Verde - um caso de sucesso!

Logótipo Sapato Verde

A Sapato Verde foi um dos casos de sucesso da plataforma de crowdfunding PPL e contou ao I D E I A qual foi a sua estratégia e como foi a experiência. Esta excelente marca tinha um conceito inovador, o que foi essencial para o sucesso da campanha.

Conceito da marca


A promotora do projeto, Alexandra Pardal, explicou ao I D E I A o conceito da SapatoVerde e o que a diferencia das outras marcas: 

Produtos Sapato Verde
"Situada no coração histórico de Cascais, a SapatoVerde ultrapassa o conceito tradicional de loja de sapatos. Com um posicionamento único no mercado, a nossa loja vende exclusivamente produtos alternativos aos que são feitos com pele de animal ou que são manufaturados com materiais prejudiciais ao meio ambiente".

Esclarece ainda que "a Sapato Verde não comercializa exclusivamente calçado, vende também acessórios (malas, cintos), vestuário, snacks e cosméticos feitos exclusivamente com ingredientes naturais, onde se incluí uma linha de protetores solares".


Porquê recorrer ao crowdfunding?


Quanto à campanha de crowdfunding, Alexandra explica os objetivos: “Recentemente recorremos ao crowdfunding numa tentativa de promover o nosso espaço assim como o nosso conceito, impulsionando as vendas, o que possibilitaria um investimento noutros produtos, de forma a podermos ir ao encontro das necessidades dos nossos clientes”.

Campanha crowdfunding Sapato Verde

Podem aceder à página da campanha de crowdfunding da Sapato Verde clicando aqui.

Em relação à promoção da marca, a Sapato Verde conseguiu o que pretendia: “um dos nossos objectivos do crowdfunding foi a divulgação do nosso espaço. Com a criação de uma página no facebook e a promoção feita pela plataforma do PPL, esse objectivo foi atingido. Aumentámos os nossos seguidores e alcançámos novos clientes”.

As recompensas foram também pensadas de acordo com este pressuposto: “em troca das contribuições dos apoiantes oferecemos um desconto do mesmo valor numa compra na loja Sapato Verde em Cascais ou na nossa loja online. O objetivo foi plenamente atingido e esse valor foi utilizado para adquirir uma nova marca de calçado, marca essa que já se encontra disponível nas prateleiras da nossa loja".

Aqui está o vídeo de apresentação da campanha:


Adesão da comunidade online


A resposta do público foi imediatamente positiva e muito importante para a Sapato Verde. “As frases de incentivo dos apoiantes também são muito gratificantes e dão-nos uma força extra para continuarmos a investir no projeto”.

Para quem está a começar


A promotora da Sapato Verde, Alexandra Pardal, deixa  dois conselhos  para quem estiver a pensar recorrer ao crowdfunding para lançar o seu projeto:

- “Na hora de escolher, o montante sejam realistas, não peçam um valor demasiado elevado, pois caso não atinjam o montante mínimo não terão direito às contribuições. E se ultrapassarem, melhor!

- “Outro fator fundamental é a promoção, quanto mais divulgarem mais hipóteses terão de chegar a pessoas interessadas em apoiar o projeto. Os grupos no facebook são uma excelente forma de chegar a milhares de pessoas num só post. Sejam criativos!

Podem seguir a Sapato Verde através do site (aqui) ou da página oficial do Facebook (aqui).


Agradeço imenso, mais uma vez, à Sapato Verde pela colaboração com o I D E I A!










Sobre a autora

Joana Pedroso trabalha nas áreas de marketing, design e comunicação.

Tem como hobbies escrever e estudar, adora viajar e comer sushi.

Ambiciona construir a sua própria empresa e ter um espaço para ajudar os jovens a seguirem caminhos alternativos à educação tradicional.