28/04/2015

Gap Year – viajar, descobrir, experimentar

Gap Year Portugal Logótipo

O que muitos jovens têm sentido nos dias de hoje é um grande desnorte em relação ao futuro. Com tantas “oportunidades” e tanta sobrevalorização do ensino superior, que muitas vezes não corresponde às expectativas e, cada vez mais, não garante um emprego, a confiança perde-se e sente-se a segurança a desaparecer. O sentimento de desamparo aumenta e procura-se uma solução no primeiro canto que surgir, muitas vezes entrando na Universidade sem vontade ou começando a trabalhar num sítio qualquer que nada de bom nos traz. Foi a pensar nos jovens que sentem isto que foi “criado” o Gap Year e, mais concretamente, a Associação Gap Year Portugal.


O que é um Gap Year



O Gap Year é um ano de pausa que serve para viver várias experiências e ficarmos a conhecermo-nos melhor. Desde viajar, trabalhar, fazer voluntariado ou simplesmente divertirmo-nos, a ideia é perceber melhor o que queremos e ficar a conhecer melhor os caminhos que temos à nossa disposição – mesmo que não sejam os tradicionais.

A Associação Gap Year Portugal existe para ajudar quem quiser ou estiver a pensar em fazer este gap year. Podemos encontrar informações sobre países, dicas de viagens, estimativas de custos, conselhos e testemunhos e até um fórum onde podemos colocar questões mais específicas. 

Tipos de Gap Year

Durante um ano, há muitas coisas que podemos fazer. Existem vários tipos de Gap Year que se adequam a diferentes personalidades. Não há um melhor que outro, uma vez que cada pessoa tem a sua forma de ser e está mais à vontade com uma ou outra atividade, ou há alguma em particular que não conhece e quer experimentar pela primeira vez. Esta é a lista de tipos de Gap Year que podemos fazer (retirada do site da AGYP, ver aqui):

Voluntariado – o voluntariado é das atividades que mais nos podem melhorar a nível pessoal. O voluntariado em geral implica ajudar a troco de nada e fazer a diferença na vida de outra pessoa, uma experiência sempre inesquecível.

Leiam o artigo Viajar pelo mundo (quase) de borla? Para Onde? para ficarem a par de projectos de voluntariado em todo o mundo.


Reflexão – para quem está bastante perdido ou quer parar para repensar bem a sua vida, este Gap é excelente para nos ficarmos a conhecer a nós mesmos, ponderar no futuro ou relativizar os problemas, avaliando as coisas com algum distanciamento. Há destinos muito procurados para este tipo de Gap Year.

Trabalho – passar um ano a trabalhar é uma forma de juntar mais um dinheiro para voltar a estudar ou entrar em novas experiências. Conhecer o mundo profissional e ganhar competências são algumas coisas que se ficam a conhecer com este Gap, além de entender melhor que tipo de futuro profissional queremos vir a ter.

Para empreendedores, porque não um Gap Year específico? Saibam mais sobre o ERASMUS para Jovens Empreendedores

Estágio – os estágios ajudam-nos a perceber qual a realidade depois de um curso que possamos estar a ponderar fazer, se é o que esperávamos ou não e que outras áreas podemos explorar. Nada como testar antes de arriscar, experimentar antes de nos atirarmos de cabeça.

Turismo – conhecer outros países, a sua história e cultura, novas paisagens e monumentos são oportunidades que muitos procuram e esperam vir a conhecer. Aproveitar o Gap Year para ficar a conhecer o mundo é dar minhas ideias favoritas.

Descanso e festa – porque não tirar o ano para passear, ir a todos os grandes eventos, descansar e fazer apenas o que nos apetece? Conhecer os melhores festivais de todo o mundo, as melhores praias, parques de diversões. Afinal, é um ano único!

Gap Year Mix – fazer um pouco de cada tipo de Gap, tendo um ano recheado de experiências diferentes aproveitando ao máximo o tempo dedicado a nós próprios. Este é o Gap que mais pessoas fazem porque junta todas as atividades e permite sentir com quais nos identificamos mais, dando mais luzes sobre o que queremos de futuro.


Isso é tudo bonito, e o dinheiro?

É preciso relativizar as coisas. A Universidade sai caro e vivemos muito menos experiências, além do stress dos testes, trabalhos e exames, já para não falar no desconforto que é estares num curso que não corresponde às expectativas (eu que o diga!). 

“Roubando” o quadro de comparação do site da AGYP, aqui podem ver uma comparação de custos entre um ano na universidade de um Gap Year na Índia:


Assim, não parece tão caro, verdade? Além disso, é muito mais fácil trabalhar no Gap Year do que na Universidade, com as aulas e toda a exigência de tempo e energia que isso implica. No Gap Year, podemos trabalhar em qualquer parte do mundo, e é possível viajar sem gastar uma boa parte do dinheiro que está no quadro.

O que é preciso para fazer um Gap Year?

O maior desafio vai ser convencer os pais. Uns podem aceitar facilmente mas muitos vão estranhar esta opção. Apesar disso, se as coisas estiverem bem planeadas e se entenderem que é mesmo uma necessidade, acabarão por concordar que é uma experiência que vale a pena.

Na secção “Conselhos Úteis” no site da AGYP (ver aqui) estão todas as informações importantes para planear a viagem e aproveitá-la ao máximo. Podem falar com Gappers e ficar a conhecer as suas aventuras, as suas dicas pessoais e o que mais os marcou no seu Gap Year.

Conclusão

O Gap Year não é um ano perdido, é um ano de experiências sem preço em que podemos ganhar novos amigos, novas capacidades e uma visão inteiramente nova do mundo e de nós mesmos.






Sobre a autora

Joana Pedroso trabalha nas áreas de marketing, design e comunicação.

Tem como hobbies escrever e estudar, adora viajar e comer sushi.

Ambiciona construir a sua própria empresa e ter um espaço para ajudar os jovens a seguirem caminhos alternativos à educação tradicional.


Artigos recomendados: