26/04/2015

ERASMUS para Jovens Empreendedores

Logótipo do programa ERASMUS para Jovens Empreendedores

Encontrei há pouco o programa ERASMUS para Jovens Empreendedores e quis partilhá-lo com vocês. Para quem não conhece o ERASMUS, é um programa de intercâmbio de alunos entre Universidades Europeias, onde estes têm a oportunidade de conhecer novos países enquanto continuam a estudar para o seu curso. O programa ERASMUS para Jovens Empreendedores é muito parecido, mas em vez de Universidades são Empresas e o empreendedor tem a oportunidade de aprender sobre o mundo empresarial, essencial à sua start-up.

 Importante!  Mesmo que tenham participado em programas de intercâmbio de estudantes, podem participar no ERASMUS para Jovens Empreendedores sem qualquer problema.

Benefícios de participar no programa

Além de conhecer um país diferente e aumentar a rede de contactos, há muitas vantagens em participar neste programa. São imensas por isso vou deixar aqui apenas as mais relevantes para os objetivos do ERASMUS para Jovens Empreendedores:

Novas competências – o empresário de acolhimento deverá oferecer formação em áreas como o marketing, as finanças, o atendimento ao cliente, e a gestão no arranque do negócio. Com esta aprendizagem, o plano de negócios que tinham feito vai, de certeza, sofrer melhorias significativas.

Desenvolvimento de competências específicas – escolher uma empresa no mesmo setor ou num setor semelhante àquele onde querem que se insira a vossa start-up permite-vos ficar a perceber melhor como funciona e as melhores formas de gerir esse tipo de negócio.

Potenciação das cooperações – estabelecer boas relações com novos empreendedores e novas empresas abre portas à cooperação internacional para a vossa start-up. Aproveitem ao máximo para conhecer pessoas e as suas empresas para perceberem como funciona o mercado naquele país.

Jovem a trabalhar no ERASMUS para Jovens Empreendedores

 Importante!  Estar num país estrangeiro permite aprender uma língua nova – ou várias – e melhorar a comunicação interpessoal.

Requisitos de participação

Existem alguns fatores que é preciso ter em conta quando pensarem em candidatar-se a este programa. Eles são:

Novo empreendedor - para participar no programa ERASMUS para Jovens Empreendedores, devem ter uma forte intenção de começar um negócio, com um plano de negócio viável ou ter já um negócio aberto, desde que tenha menos de três anos.

Residência – o programa é Europeu e entre países que aderiram ao programa. Para participar os empreendedores têm de ter a sua residência permanente num dos países participantes no programa (ver a lista aqui ).

Dedicação – estar noutro país a aprender com um empresário experiente é muito bom mas é preciso grande motivação e empenho para contribuir para o negócio do empreendedor que os vai acolher. Isto é bom para os dois lados: acabam por aprender muito mais do aspeto prático da empresa e esta recebe o vosso apoio para continuar a crescer.

Financiamento – o programa ERASMUS para Jovens Empreendedores financia uma parte dos custos da viagem e de subsistência no país escolhido, mas têm de estar preparados para cobrir os custos que uma temporada no estrangeiro tem. Podem aceder ao documento onde indicam o valor recomendado a ser pago mensalmente pelo programa clicando aqui (em inglês). São valores indicativos, o ponto de contacto local é que irá definir o valor do subsídio. Em Portugal existem quatro pontos de contacto que podem ver aqui.

Atividades do empreendedor

Enquanto participantes no programa ERASMUS para Jovens Empreendedores, há uma série de tarefas e responsabilidades que devem de cumprir, algumas pré-definidas pelo programa e outras que serão decididas com o empresário de acolhimento. Entre estas destaque para:

Assinar “Compromisso com a Qualidade” – este acordo define os objetivos da participação no programa e o plano de trabalho para o programa.

Assinar acordo financeiro – este acordo é assinado com o ponto de contacto local e é relativo ao pagamento do subsídio do programa.

Entregar relatório do programa – no fim do programa, devem preencher um questionário com informações sobre a experiência que tiveram com o ERASMUS para Jovens Empreendedores.

Dar o máximo – devem fazer tudo para que a vossa participação seja valiosa para ambas as partes, aproveitar para aprender e praticar tudo o que aprendem e ir mais longe do que o que é indicado.

Para verem as atividades que o empresário pode definir para a vossa estadia, cliquem aqui.

 Curiosidade Alguns empreendedores fazem um trabalho tão bom que os empresários de acolhimento chegam a contratá-los para ficarem na empresa.


Fases do programa 

O programa ERASMUS para Jovens Empreendedores divide-se em quatro fases:

1ª fase, candidatura – os empreendedores candidatam-se através do site e falam com o ponto de contacto local, que avalia e valida as candidaturas.

2ª fase, coordenação – o ponto de contacto local facilita o contacto entre o empreendedor e o empresário de acolhimento para verificar se ambos têm objetivos semelhantes. Os empreendedores e empresários podem também procurar na base de dados e fazer sugestões ao ponto de contacto.

3ª fase, contrato e preparação – os envolvidos chegam a um consenso relativamente ao compromisso de trabalho e aprendizagem, assim como as condições financeiras e responsabilidades. A Comissão aprova então a participação e os empreendedores e empresários frequentam atividades preparadas pelo ponto de contacto local.

4ª fase, implementação – o programa inicia-se na prática e ambas as partes fazem um relatório final acerca da experiência. O ponto de contacto local é responsável pela monitorização das atividades e da avaliação dos resultados.

De viagem para o ERASMUS para Jovens Empreendedores

Considerações finais

A duração do programa é de um a seis meses, período durante o qual poderão usufruir de uma experiência única. O financiamento tem como objetivos suportar os custos das viagens de e para o país escolhido, bem como as despesas de alojamento, mas o montante será definido com o ponto de contacto local. Podem aceder ao guia do programa ERASMUS para Jovens Empreendedores clicando aqui (em inglês).





Sobre a autora

Joana Pedroso trabalha nas áreas de marketing, design e comunicação.

Tem como hobbies escrever e estudar, adora viajar e comer sushi.

Ambiciona construir a sua própria empresa e ter um espaço para ajudar os jovens a seguirem caminhos alternativos à educação tradicional.



Artigos recomendados: