18/04/2015

Viajar pelo mundo (quase) de borla? Para Onde?


Logótipo Para Onde?

Não, a sério, é possível! Para muitos pode parecer utopia, mas viajar pelo mundo e não pagar (quase) nada é o que muitos já andam a fazer. Quem se atreve?

Fiquei a conhecer a plataforma “Para Onde?” através do telejornal e achei muito interessante a ideia de viajar pelo mundo para fazer voluntariado, work exchange ou estagiar quase sem despesas, ficando a conhecer países novos e culturas diferentes. 

Faz um ano de pausa e conhece o mundo! Gap Year - viajar, descobrir, experimentar

Página inicial Para Onde?


Porquê voluntariado?

Imagens de todo o mundoFazer voluntariado permite-nos dar os nossos talentos para ajudar os outros e fazer a diferença na vida daqueles que ajudamos. Além disso, faz com que possamos conhecer por dentro uma parte da realidade dos países que continuariam ocultos se fizéssemos turismo normal.

Além disso, torna muito mais fácil conhecer novas pessoas e fazer amigos, porque o contacto e a troca de palavras é inevitável, criando laços de cooperação e boas relações com os membros da comunidade local.

O “Para Onde?” divulga programas promovidos por organizações locais que apresentam custos mais baixos (ou mesmo inexistentes) do que quando são promovidos por entidades internacionais que fazem a ponte entre as organizações locais e os voluntários, cobrando a sua percentagem. Através deste site, podem ficar a conhecer as melhores ofertas, entrando em contacto direto com as organizações sem intermediários.


 Importante!  O “Para Onde?” não tem parceria com as organizações nem faz a ponte de contacto entre voluntários e as mesmas, limitado-se a divulgar informações e contactos para os voluntários ficarem a conhecer os projetos.


Work Exchange? O que é isso?

O Work Exchange é um conceito que quem viaja com frequência está mais familiarizado e trata-se de um regime de trabalho em troca de alojamento e alimentação. Segundo a criadora do “Para Onde?”, Inês Ferrão, é um regime interessante porque não exige experiência anterior e garante muito tempo livre para passear e conhecer a região.

Podem aproveitar assim para ganhar novas capacidades, aprender uma nova língua, aumentar a vossa experiência e ainda fazer turismo noutro país quase sem despesas, apenas em troca de algum tempo.

 Dica!  Podem ainda transformar o Work Exchange ou mesmo o voluntariado num estágio curricular ou extracurricular, aproveitando esta aventura para créditos académicos ou profissionais!

Blog

O “Para Onde?” tem um blogue onde estão histórias e experiências de quem viajou e aproveitou estas oportunidades únicas de conhecer outros países. Se têm algum receio destes sistemas de viagem “alternativos”, leiam os testemunhos e pode ser que encontrem alguma inspiração e motivação para iniciarem a vossa viagem. Se forem já viajantes experientes, partilhem as vossas viagens com esta excelente comunidade, para ajudarem outros que queiram aventurar-se neste grande mundo.

Podem aceder a estas histórias clicando aqui

Blogue Para Onde?


Conclusão

Voluntariado, estágios, work exchange
Existem vários programas por todo o mundo que precisam de voluntários ou trabalhadores temporários pagando todas ou uma grande parte das despesas de uma viagem, como deslocações, estadia e alimentação. 

Se sempre quiseram ir a África, Austrália, viajar pela Europa ou conhecer uma nova cultura, no “Para Onde?” encontram muitas propostas para umas férias inesquecíveis.

Cliquem aqui para aceder ao site e começarem a planear a vossa viagem!







Sobre a autora

Joana Pedroso trabalha nas áreas de marketing, design e comunicação.

Tem como hobbies escrever e estudar, adora viajar e comer sushi.

Ambiciona construir a sua própria empresa e ter um espaço para ajudar os jovens a seguirem caminhos alternativos à educação tradicional.



Artigos relacionados