03/05/2015

Poo~Pourri – como a criatividade torna um produto viral


Provavelmente com uma das campanhas mais cómicas de sempre, a empresa Poo~Pourri lançou um produto inovador cujo primeiro vídeo promocional “Girls Don’t Poop” se tornou viral. Este é um exemplo de como tornar um vídeo – mesmo publicitário – viral.
Entre os especialistas há algum consenso no que toca a fazer um vídeo viral: tem de ser emocionante ou tem de ser cómico. O “Girls Don’t Poop” recorre ao humor para alcançar mais de 30 milhões de visualizações desde o seu lançamento em 2013.

 Dica!  Ativem as legendas para ser mais fácil descobrirem todos os trocadilhos.


O produto Poo~Pourri é um spray que bloqueia os cheiros desagradáveis das nossas “necessidades mais sólidas”, libertando um cheiro a óleos essenciais. O anúncio “Girls Don’t Poop” mostra o produto e todas as suas vantagens de forma descontraída. Mas porque se tornou viral esta campanha e, mais concretamente, este anúncio?


Pontos que tornam o anúncio memorizável


Incongruente - em primeiro lugar porque começa com uma senhora muito bem vestida e arranjada, que nos dá uma primeira impressão de conservadorismo. O incongruente aparece com o cenário e escolha de palavras: a senhora está sentada numa sanita a falar… bem, do que esteve a fazer! A sanita e a senhora permanecem ao longo de todo o anúncio, à medida que os vários locais e argumentos vão sendo apresentados.

Ritmo - a forma rítmica e acompanhada de frases quase em modo poético (com muitas rimas irónicas e trocadilhos inteligentes) torna o texto facilmente memorizável, pois o nosso cérebro tem mais facilidade em registar padrões sonoros do que frases sem qualquer relação neste âmbito. 


Identificação - as cenas vão-se sucedendo de forma a que o público se identifique com as situações descritas: uma casa de banho pública, o local de trabalho, uma festa ou mesmo a casa do namorado. São situações do dia a dia com que o público se pode deparar com uma vontade de ir à casa de banho mas que, muitas vezes, evita devido aos problemas com o cheiro.

Humor – todo o tom descontraído e os trocadilhos tornam o anúncio engraçado e dão-nos vontade de ver mais do que uma vez. O guião bem conseguido, em conjunto com as imagens, fazem com que o anúncio seja divertido e nos façam voltar a ver para ter a certeza que percebemos todos os trocadilhos no texto.

 Curiosidade!  A campanha ganhou, em 2014, um Webby Award pela melhor campanha de marketing.


Produto


O próprio produto faz-nos rir só de pensar que alguém se lembrou de criar algo assim e a empresa não deixou o humor apenas nos vídeos! Com uma vasta gama de aromas e poder de exterminação de odores, os diversos produtos têm nomes extremamente inteligentes, adequados à finalidade do produto.

No site oficial (aqui), encontramos várias categorias com produtos adequados a diferentes públicos. Homens, mulheres e crianças, até como presentes e ainda spray para pés.


Conclusão


O anúncio “Girls Don’t Poop” junta uma série de fatores que fazem dele um vídeo memorizável e, melhor ainda, viral. É um bom exemplo para quem quiser divulgar o seu projeto ou produto, conseguindo um resultado extraordinário. A internet tem o potencial de levar um vídeo a todo o mundo, mas é preciso saber fazê-lo!

A campanha tem outros dois vídeos: “Second Hand Stink” e “Even Santa Poops”, que podem ver clicando nos nomes dos anúncios.

Obrigada à Maria Francisca Martins e à Samina Dellinger pelo trabalho feito para a criação deste artigo.








Sobre a autora

Joana Pedroso trabalha nas áreas de marketing, design e comunicação.

Tem como hobbies escrever e estudar, adora viajar e comer sushi.

Ambiciona construir a sua própria empresa e ter um espaço para ajudar os jovens a seguirem caminhos alternativos à educação tradicional.

Artigos recomendados: