11/05/2015

Porque aprender não é só ir às aulas – UnCollege

UnCollege - Hack Your Education


Hack your Education

É este o slogan de uma organização estadunidense de apoio aos autoditadas - jovens que valorizam o estudo mas não vêem vantagens em frequentar a universidade.

Com programas de desenvolvimento de capacidades essenciais para o mundo do trabalho, empreendedorismo e de mentoring, a UnCollege tem crescido e está a revolucionar o modo como a educação é vista.

O custo da educação superior e a falta de oportunidades no fim do curso


Nos EUA, os empréstimos para um curso numa universidade ascendem aos $30.000 e muitos alunos terminam a formação sem perspetivas de encontrarem um trabalho na área onde investiram tanto tempo e dinheiro a estudar.

Este cenário soa-te familiar? Pois é, em Portugal os empréstimos para estudar não são tão comuns nem tão elevados, mas as perspetivas de carreira são igualmente terríveis.

Segundo Dale Stephen, criador da UnCollege "para a maioria das profissões, não precisas de um curso superior". Se formos a avaliar bem as coisas, vemos que é verdade: motorista, comerciante, empresário, consultor, relações públicas, programador, designer e muitas mais. Vendo bem, tirando profissões como médico, arquiteto e engenheiro, podes conseguir trabalhar em qualquer área sem papéis académicos.

Assim, muitos começam a perguntar-se: vale a pena investir na Universidade?

Ensino da Era Industrial


Apesar de o ensino na Universidade estar um pouco mais atualizado que os programas curriculares até ao 12º ano, ainda há muitos cursos desatualizados. Os métodos de ensino e avaliação então são incrivelmente maus e não promovem nada a aprendizagem. 

Já sentiste que estavas a estudar para um teste e não para aprender?

A forma como a educação foi desenhada é de há 400 anos, quando não era preciso pensar nem ter imaginação. E é um pouco assim que muitas aulas ainda são dadas:

  • o professor está à frente da turma a dar matéria

  • os alunos estão a tentar escrever o que ele diz

  • o professor não quer saber das dúvidas dos alunos (apanhaste a matéria? Bom para ti. Não apanhaste? Azar!)

  • o professor não quer saber se os alunos têm pontos de vista diferentes


Há alguma lógica nisto? Bem, eu acho que não.

Pior: obrigam-nos a estar 6 horas por dia fechados numa sala sentados sem nos mexermos, desde os 5 anos pelo menos, e depois dizem que há problemas de obesidade. Ah! Tem piada não tem?

 Dica!  Vejam este vídeo do professor Ken Robinson acerca da educação! Muito boa esta conferência de menos de 20 minutos.


Exitem alternativas


Entendendo estas falhas, Dale J. Stephens começou a organização UnCollege com o objetivo de abrir os olhos aos jovens para a elevada taxa de desemprego entre os jovens e a preocupante dívida que os espera no final da Universidade.

A organização UnCollege promove um programa de Gap Year muito virado para o empreendedorismo, com formações variadas, voluntariado, campos de formação intensiva, contacto com mentores de vários ramos e muito mais. 

Como exemplo de algumas capacidades essenciais onde o programa se foca, Dale Stephen destaca: comunicação (falar em público, escrever, negociar, criar uma rede de contactos e mentores), criatividade (resolver problemas rapidamente, saber aproveitar as oportunidades), organização (saber gerir o tempo, o dinheiro, a casa).

Só lendo esta pequena lista podes perceber que a maioria estas capacidades não são ensinadas nas escolas. No entanto são tão importantes para a “vida adulta”.


Como posso participar?


Podes entrar no programa de Gap Year do UnCollege através do blogue UnCollege.org.

O blogue UnCollege.org tem também artigos através dos quais podes aprender a orientar a tua aprendizagem. Recursos, livros e conselhos práticos. Mesmo na página do Facebook da UnCollege podes falar com a equipa e outros hackademics que estão a descobrir novas oportunidades sem terem de investir num curso superior.

Podes saber mais sobre Gap Years aqui: Gap Year - viajar, descobrir e experimentar

Nota final:UnCollege não é contra a escola ou a universidade


Como assim? Depois disto tudo, digo que não é contra a escola?

Exatamente. Passo a explicar: o movimento de jovens que está a procurar alternativas entende que há pessoas que gostam da Universidade. Que há pessoas que se dão muito bem nesse meio. 

O que as diferencia das outras é precisamente compreender que cada um tem a sua forma de aprender e que não há duas pessoas iguais. Umas gostam de aulas, outras de trabalho de campo, umas gostam de ler, outras de ouvir. A UnCollege entende perfeitamente estas diferenças e a visão não é acabar com a Universidade: "queremos mostrar que há falhas no ensino e mostrar aos jovens que não há um caminho único".

No entanto, há coisas a ter em conta quando se pensa na Universidade:

  • Nem todas ensinam capacidades essenciais para o mundo do trabalho

  • Os empregadores vão sempre exigir experiência e provas de capacidade

  • Um papel não verifica a qualidade de trabalho de um aluno universitário

  • Resolver problemas, ser flexível, e ser capaz de evoluir é, muitas vezes, mais importante do que o conhecimento teórico

Conclusão


Quem já ponderou fazer um Gap Year, quem já fez uma série de cursos online, ERASMUS ou iniciou o seu próprio grande projeto, entende o vazio que a universidade deixa e, muitas vezes, sente-se pouco desafiado com os conteúdos e as aulas. 

Investiga as alternativas e o que podes fazer. Há muitas alternativas e muitas oportunidades

 Dica!  Veê o blogue UnCollege.org e dá uma vista de olhos nos artigos.








Sobre a autora

Joana Pedroso trabalha nas áreas de marketing, design e comunicação.

Tem como hobbies escrever e estudar, adora viajar e comer sushi.

Ambiciona construir a sua própria empresa e ter um espaço para ajudar os jovens a seguirem caminhos alternativos à educação tradicional.






Artigos recomendados: