07/05/2015

Freemium – um modelo de negócios especial


Já tiveste uma ideia que sabes que é boa mas que não consegues encontrar uma forma de fazer com que paguem por ela?

Isto é especialmente problemático em produtos e serviços de tecnologia, do mundo digital. Já te imaginaste a pagar para utilizar o Google, o Facebook ou o Youtube?


Se a tua ideia tem o problema de não saberes como cobrar por ela, aqui está uma opção.

O que é o modelo freemium?


Tem um nome engraçado este modelo. Free-mi-um.


Mas, pelo nome, podes já começar a adivinhar o que é. 


Vem da junção de dois termos em inglês free e premium. O primeiro significa "grátis" e o segundo significa "pago" ou "serviço especial". Significa que é um produto ou serviço com duas modalidades diferentes, uma que não tens de pagar e outra que te dá opções extra, cobrando por isso.


Para veres a aplicação prática, vamos a um exemplo: "God of Light". Este jogo para Android e IOS funciona de seguinte forma:
  • Instalas o jogo de forma gratuita
  • Jogas alguns níveis, apaixonas-te pela jogabilidade e pelos gráficos
  • Passas os níveis em três tempos
  • Para acederes a níveis novos, tens de pagar
Isto significa que tens duas opções: ou continuas a jogar os níveis gratuitos ou tens de comprar os níveis avançados.

Este é apenas um exemplo de como pode ser aplicado o modelo freemium. A compra de extras dentro da aplicação, aumento de capacidade e retirar publicidade são outros exemplos de como se aplica este sistema.

O modelo freemium funciona?

Muitos duvidam de que seja uma forma rentável de conseguir manter a aplicação/empresa a funcionar. Mas, se vires bem, não é difícil perceber que funciona. De certeza que conheces centenas de exemplos e percebes que, se não fosse rentável, deixavam simplesmente de existir, coisa que não acontece.


 Curiosidade!  O modelo freemium resulta melhor do que o modelo “Grátis por 30 dias”,  pois gera mais confiança e atrai mais utilizadores.

Para que funcione, geralmente os serviços gratuitos permitem experimentar uma parte da aplicação / software / outro, mas, como podes verificar, são limitados e com publicidade. Sim, a publicidade é a maior rentabilidade dos serviços freemium


A vantagem deste modelo é permitir atrair o público e dar-lhe a experimentar os benefícios do produto, o que ajuda na divulgação no mesmo. 

Se tiveres um plano bem pensado, os consumidores, ao conhecerem as funções e a utilidade que o software trás,  muitas vezes ficam com vontade de comprar a parte paga.

As versões pagas normalmente:

  • têm funções mais úteis e avançadas (profissionais)
  • sem publicidade
  • serviço mais personalizado
  • sem falhas
  • em resumo, um alto valor em troca do seu dinheiro

Mas como fazes para que o serviço pago renda mais que a publicidade?

Bem, algumas opções são:

  • Mais do que um modelo de serviços pagos (por escalões, por exemplo)
  • Serviços pagos excecionalmente bons (irresistíveis)
  • Versão a baixo preço só para retirar a publicidade

Ter vários escalões ajuda, no sentido em que ofereces ao cliente a opção de ir experimentando gradualmente funções mais avançadas. Assim, o cliente não precisa de comprar à partida funcionalidades que não conhece nem sabe se precisa, só porque quer uma ou duas específicas. 

 Importante!  A versão gratuita do serviço deve ter o máximo de qualidade possível, para criar uma boa relação com os utilizadores.


Algumas empresas que utilizam o modelo freemium

Se ainda não estás convencido de que é rentável ou queres mais ideias de como pôr o modelo a funcionar, aqui estão mais alguns exemplos de diferentes empresas que utilizam este modelo.

Vais ver que são bastante conhecidas, talvez não tivesses pensado que funcionavam assim, mas vais ver que é verdade. 

Melhor: podes ver o tamanho que estas empresas têm! E cresceram graças a este sistema. 

Skype – o Skype é um programa de vídeo-chamadas e chat para computador que podes obter sem pagar nada e utilizar sem custos. Alguns serviços pagos do Skype são as chamadas para telefones fixos e móveis, e o serviço de voicemail


Wordpress – a maior plataforma de blogues do mundo, Wordpress, funciona com este modelo de negócios. A versão gratuita permite-te ter o teu próprio blogue com um endereço nome.wordpress.com, enquanto o modelo pago permite ter um domínio próprio, personalizar o modelo, mais espaço de armazenagem, entre outros.


Buffer – o Buffer é uma aplicação que te ajuda a gerir várias páginas nas redes sociais como o Facebook, o Twitter, etc. A utilização gratuita permite a publicação de conteúdos em várias redes e programar o dia e hora em que essa publicação deve ser feita. O plano pago permite programar até 100 publicações e coordenar 10 perfis sociais. Outra versão especial para negócios permite juntar 5 ou mais membros num plano, sem limite de publicações, entre outras.


Sabe mais sobre o fremium aqui.


Conclusão

O freemium é um modelo muito utilizado no mundo digital, com imensas empresas a recorrerem a este sistema para conquistarem o mercado e derrotarem a concorrência. 

Quando os serviços pagos não são bons o suficiente, apenas conseguem fazer o negócio render com a publicidade, mas compensa investir em bons serviços pagos, especialmente dirigidos a profissionais e empresas, para aumentar as vendas.

 Dica!  Quantos mais utilizadores conquistarem mesmo para a versão gratuita, mais as empresas estão dispostas a pagar pela publicidade.








Sobre a autora

Joana Pedroso trabalha nas áreas de marketing, design e comunicação.

Tem como hobbies escrever e estudar, adora viajar e comer sushi.

Ambiciona construir a sua própria empresa e ter um espaço para ajudar os jovens a seguirem caminhos alternativos à educação tradicional.




Artigos recomendados: