13/05/2015

7 passos para fazer uma campanha de crowdfunding de sucesso

Bússola

É muito bonita a ideia de criar um projeto com recurso ao crowdfunding, mas o processo em si não é assim tão simples! 


Como em tudo, não basta colocar o nome do projeto, um resumo do conceito e definir quanto queremos receber. 


Então o que tenho de fazer?
Neste artigo, selecionei 7 passos essenciais para conseguires mais investimento para desenvolver a tua ideia. Sim, tu também és capaz!


1 - Conceber o projeto


Ter uma ideia é fácil. Quantos de nós não temos dezenas todos os dias? Mas conceber um projeto é muito mais do que isso.


O crowdfunding adapta-se a negócios e a iniciativas sociais, desportivas ou outras. E, independentemente da área em que a tua ideia se insere, ter um plano é indispensável. 


Uma lista de pontos para te ajudar a fazer este plano:

  • Necessidade - a necessidade que a tua ideia satisfaz é real? Existem pessoas suficientes a precisar da tua ideia, que justifique a sua criação? 

  • Concorrência - mesmo em ideias de ações voluntárias, convém ter a certeza de que não existe concorrência ou que esta não cobre todo o público-alvo. Estar a fazer o que já existe pode não correr bem!

  • Única - a ideia tem de ter um valor único, que as pessoas reconheçam. 

  • Extra - se quiseres estar mesmo preparado, faz uma análise SWOT (forças, fraquezas, ameaças e oportunidades) da tua ideia. Esta avaliação vai mostrar-te muito mais do que imaginas!



 Dica!  Se quiseres ir mais longe, um plano de negócios é uma grande ferramenta para entender o projeto e perceber a sua rentabilidade. Podes utilizá-lo para participar em concursos ou procurar investidores.


2 - Definir o montante necessário


Sabes exatamente quanto precisas?


Há várias coisas que pesam no orçamento de uma ideia, especialmente se envolver produtos. Alguns exemplos que deves verificar:



  • Patentes
  • Despesas de fabrico
  • Infraestruturas
  • Despesas legais
  • Quanto tempo é que o projeto se aguenta antes de gerar receitas
  • Recompensas da campanha

A raíz é o dinheiroSe já partilhaste a tua ideia com amigos e familiares, pergunta quanto estavam dispostos a dar para apoiar o projeto. Não quero com isto dizer que lhes deves pedir para financiar o projeto, embora fosse uma opção. Não, esta pergunta serve para teres uma ideia dos valores que podes receber ao longo da campanha, para te ajudar a medir quando podes pedir.

Outra dica é veres quanto outros projetos da mesma área estão a pedir. Talvez não haja nenhum na tua zona, mas a nível nacional podes encontrar algo parecido e teres ideia de quanto pediram. Podes mesmo falar com eles - normalmente estão bastante disponíveis para te dar umas orientações.


Tem em conta um detalhe das plataformas de crowdfunding: podes receber mais do que pedes mas, se os apoios não atingirem o mínimo, não recebes nada. Pois é, chato não é? O melhor é pedires apenas o essencial ou um pouco menos, para diminuir as hipóteses de falhar.



3 - Definir os escalões as recompensas


Sim existem recompensas. E não, quem ajuda não o faz pelas recompensas. Mas definires boas recompensas tem vantagens!



  • Relação positiva com apoiantes - boas recompensas mostram gratidão e o público percebe que te esforças e valorizas os apoios que te dão, ficando com uma opinião positiva e divulgando mais o teu projeto junto dos amigos.

 Bónus!  Os apoiantes sentem que fazem parte do projeto. Vão dar-te a sua opinião, conselhos e ser quase embaixadores, ajudando a conseguir mais apoios!


  • Envolvimento do público - recompensas relacionadas com o teu projeto permitem atrair logo consumidores, quer seja através de vales, ofertas ou outras. Já pensaste nisto? Levas o público a experimentar e a sentir pessoalmente os benefícios do teu projeto.
Claro que as recompensas devem estar ao nível dos escalões. Mas não deves ter 20 escalões só porque tens muitas recompensas para dar ou achas que as pessoas podem querer dar valores que não estão na tabela. 5 a 6 escalões é suficiente:

Um exemplo equilibrado de escalões para um objetivo de 1.000€:
  1.  5€ ou mais
  2. 10€ ou mais
  3. 25€ ou mais
  4. 50€ ou mais
  5. 100€ ou mais
Com objetivos mais baixos podes definir montantes mais próximos e reduzidos. 

Se precisares de valores mais elevados, podes espaçar mais os escalões e pedir apoios mais altos, mas tem em atenção de apoios de mais de 100€ são mais difíceis se não entrares em contacto com investidores "a sério" em vez de "simples" apoiantes.



4 - Registar o projeto


Com todo o planeamento feito, está na altura de registares o projeto! Como? 


Registar o projetoPrimeiro, tens de escolher a plataforma onde vais fazer o projeto. Se não sabes quais as plataformas que existem ou qual se adequa mais à tua ideia, lê este artigo para te orientares um pouco.


Quando entras num site como o PPL, por exemplo, tens a opção de te registares e colocares o teu projeto na plataforma. Aconselho-te a teres umas coisas preparadas:



  • Vídeo - ter uma apresentação ou um teaser em vídeo é uma boa estratégia! Este vídeo aparece logo no topo da página do projeto e muitas pessoas começam por aqui para ficarem a conhecer a tua ideia (afinal, ler ainda custa um bocadinho!). 


 Dica!  Não faças vídeos com mais de 5 ou 10 minutos - ninguém o vai ver até ao fim.



  • Descrição - a descrição do projeto deve ter as informações mais relevantes. No entanto, isto não significa que devas escrever demais ou com linguagem complexa. Muitos dos que vão ver são teus amigos e familiares - e amigos deles - e muitos não têm tempo nem paciência para ler demais. Tem cuidado com o que não é essencial.


  • Envolvimento - utiliza o texto mas também imagens e mais vídeos para dares a conhecer a equipa (ou a ti mesmo, se estiveres sozinho), a tua ideia e o potencial do negócio. Mostra abertura a discussões, críticas e feedback, que estás empenhado em tudo e que agradeces todos os apoios porque a tua ideia "é para a comunidade, e não para ti".

5 - Comunicação eficaz

Pois é, uma excelente ideia com zero de comunicação não vai receber apoios. Isso é uma impossibilidade por si só.


A boa notícia: não precisas de ser um marketer ou um RP profissional para divulgares a tua ideia, a tua campanha e o teu projeto. Para te ajudar com esta parte, eis algumas orientações só para ti:



  • Comunicação pessoal – segundo a PPL, família e amigos representam 30% a 40% dos apoios monetários dos projetos. É lógico que é por aqui que deves começar! Fala com todos os teus amigos, pede-lhes a sua opinião, pede-lhes ideias, deixa-os sentir-se que fazem parte do projeto! Assim, quando lançares a campanha, eles já vão estar dispostos a partilhá-la e difundir a tua ideia, offline e online.

  • Criar uma comunidade – independentemente da área em que o teu projeto se insere, há sempre um conjunto de pessoas que concorda e partilha certas características. Procura grupos do tema do teu projeto, faz parte dessa comunidade e partilha coisas úteis para essa comunidade. Ao fim de algumas ajudas, elas vão estar bastante abertas a colaborar, especialmente se a tua ideia tiver mais-valias para esse grupo em particular.

    Redes Sociais
  • Usar e abusar das redes sociais –criar uma página para o projeto – não apenas para a campanha – e divulgar conteúdos exclusivos mantém o interesse dos apoiantes e faz com que os apoiantes fiquem em contacto, podendo mesmo apoiar mais do que uma vez. Como já disse, quem apoia os projetos sente-se um pouco parte da equipa e vai sentir-se muito bem ao ver a ideia crescer!


Aprende com quem sabe: Sapato Verde - um caso de sucesso!



6 - Agradecimentos


Por ser tão básico e óbvio, é o ponto que muitos passam sem sequer se darem conta!


Agradece sempre os apoios, por pequenos que seja. Mesmo quem apenas contribui com ideias ou críticas construtivas merece atenção e poderá continuar a falar do teu projeto.


Agradecimentos personalizados e pessoais é já um começo da "atenção ao cliente". Aproveita enquanto o projeto é pequeno e tens algum tempo para os detalhes para fortalecer relações com os primeiros consumidores e "embaixadores" da tua ideia!



7 - Manter o interesse


ComputadorJá acabou a campanha, conseguiste o objetivo, talvez até tenhas conseguido mais. Parabéns! Estás no bom caminho.

Os primeiros apoiantes são especialmente importantes pois vão sentir verdadeiro orgulho nos desenvolvimentos do projeto e vão com certeza responder de forma positiva quando precisares de alguma ajuda. 


Com o apoio que precisavas, o teu projeto deve arrancar em força e atingir novos patamares que vais descobrindo com o avançar das coisas. Partilha estes desenvolvimentos com quem te apoiou, vais ter uma comunidade forte e unida em volta do teu projeto, para te motivar e manter no rumo certo!



Conclusão

Um plano forte aliado a uma excelente divulgação tem tudo para ser bem sucedido no mundo do crowdfunding. Espero que tenhas gostado das dicas!









Sobre a autora

Joana Pedroso trabalha nas áreas de marketing, design e comunicação.

Tem como hobbies escrever e estudar, adora viajar e comer sushi.

Ambiciona construir a sua própria empresa e ter um espaço para ajudar os jovens a seguirem caminhos alternativos à educação tradicional.






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