20/05/2015

Investe Mais - para empreendedores que querem investidores, e vice-versa

Aqui está mais um exemplo de empreendedores que não quiseram ficar parados! Quando uma ideia aparece, com potencial, não faz sentido não a agarrar. Há que ir atrás e não desistir.
Foi por assim que começou a nascer a Investe Mais que, nas palavras de um dos criadores, Rafael Piloto: "é uma plataforma online que tem como objetivo ligar empreendedores a investidores. A base de funcionamento assenta num sistema muito próximo a uma rede de classificados. Qualquer pessoa é livre de dar a conhecer o seu projeto através de uma pequena apresentação. Por sua vez poderá ser contactada por alguém interessado em colaborar com as suas necessidades. Todos são livres de participar!"

Depois de ver o Shark Tank, programa que aproximou o público da realidade dos negócios e do mundo empresarial, dão-se conta de que a indústria dos media impõe limitações ao programa, desperdiçando muitas oportunidades. Apesar de fomentar o espírito aventureiro e a vontade empreendedora, "muitas das ideias que passavam por este tipo de programas não eram verdadeiramente aproveitadas. Muitas das vezes, o problema, na nossa opinião, não estava no projeto em si ou na forma como era apresentado, mas sim no facto de que muitos dos empreendedores eram selecionados pela sua capacidade de entretenimento, que gerava audiências de televisão".


O projeto é recente e tinha tudo para começar a ser desenvolvido. "Tínhamos a vontade e o público-alvo. Arrancámos a todo o gás há cerca de dois meses. Tudo o que temos feito até agora partiu única e exclusivamente do nosso trabalho, sem qualquer investimento monetário. Registámos o domínio, distribuímos tarefas, lançámos a página de apresentação e entrámos numa fase de divulgação, enquanto trabalhamos no produto final".

Podes visitar o site em investemais.pt

A concorrência

A existência de outras plataformas com fins semelhantes não os assustou. Essas plataformas "não nos pareceram suficientemente acessíveis e inovadoras" e acrescenta também o que diferencia a Investe Mais: "uma vertente social que permite ajudar os empreendedores a partilhar os seus projetos, de forma a dinamizar o seu negócio. O nosso algoritmo-base ordena as páginas pela sua relevância, conteúdo e popularidade, sendo que não existe nenhuma forma de garantir nenhuma vantagem inicial a algum interveniente só por dispor de mais poder económico"


Os valores Investe Mais prendem-se com reconhecer o potencial das ideias e ajudar os promotores de projetos a levá-las avante. "Trata-se de valorizar a ideia e não os recursos de cada um. Queremos ajudar o empreendedor a obter o investidor certo, aquele tiver o capital e o "know-how" necessários. Não utilizamos tanto a metodologia duma rede social mas sim dum site de classificados". 

Em relação particular à plataforma We Pinch, Rafael comenta: "tem uma série de funcionalidades e uma delas é procurar investidores. Contudo, o foco não parece ser esse, dispersa-se muito entre rede social e recrutar membros para a empresa".

Os obstáculos

Quanto às dificuldades de qualquer projeto, Rafael Piloto diz: "Até agora, não temos tido grandes obstáculos. No entanto, o maior desafio tem sido consolidar o nosso projeto com as várias tarefas do dia a dia. Contactar parceiros e procurar investidores que tenham experiência na área, dispostos a ajudar-nos também tem sido complicado". No entanto, desvaloriza a questão: "não consideramos que seja um entrave ao desenvolvimento da plataforma. Seria uma apoio e uma confiança extra para os nossos utilizadores mas nunca um impeditivo para avançarmos com o nosso projeto".


A preparar o futuro

As metas estão traçadas e agora é lutar para as atingir: "pretendemos lançar a plataforma final para breve (antes do Verão). Temos uma janela temporal cada vez mais reduzida mas queremos era disponibilizar o Investe Mais ao público antes da época alta. Até lá, esperamos angariar mais parceiros, sobretudo a nível de consultadoria, marketing e, quem sabe, algum investidor. Continuar a crescer, sobretudo nas redes sociais seria ótimo. De resto, esperamos que o nosso projeto tenha adesão suficiente e possa vir a tornar-se aquilo que nos comprometemos a fazer".


Vamos continuar a acompanhar este projeto bem de perto! Daqui a uns meses esta plataforma vai partilhar connosco os desenvolvimentos, as surpresas e experiências que estão a viver. Fica atento!









Sobre a autora

Joana Pedroso trabalha nas áreas de marketing, design e comunicação.

Tem como hobbies escrever e estudar, adora viajar e comer sushi.

Ambiciona construir a sua própria empresa e ter um espaço para ajudar os jovens a seguirem caminhos alternativos à educação tradicional.


Artigos recomendados: