29/10/2018

Uma aventura dos concursos de ideias


Esta é, talvez, das melhores experiências que podes ter se tens uma ideia que queres ver realizada - falando de projetos, sejam ideias de negócio ou sem fins lucrativos.

Os concursos de ideias estão desenhados para nos fazer sair da zona de conforto, desafiar o que achamos excelente no nosso projeto e ponderar novas ideias e oportunidades que podem ter ficado para trás.
Vou partilhar contigo um pouco do que foi a minha aventura nos concursos (específicos para ideias de negócio) e o que podes esperar de participar também - ganhando ou perdendo, o que se aprende pode valer mais do que o prémio final.


Concurso de Ideias - ANJE

A minha aventura começou no Concurso de Ideias da ANJE, em 2015. Estava no primeiro ano de Marketing na UAlg e andávamos há uns meses a trabalhar num projeto de robótica com um grande potencial. 

A candidatura é o primeiro desafio aos participantes: escrever tudo o que achamos que é o nosso projeto, deixar de lado o abstrato e colocar o concreto. É diferente pensar em algo por alto e ter de o escrever - de repente, não é só uma ideia, é um projeto que quer ir para a frente.

Passado algumas semanas, vimos que o nosso projeto tinha passado à fase seguinte e que tínhamos de ir ao Porto para continuar no concurso. Esta parte foi difícil: somos do Algarve, o dinheiro não era muito e calhava em plena época de final de semestre, com todas as avaliações naquelas datas. Ponderámos não ir... mas acabámos por decidir que a ideia tinha potencial e valia a pena o esforço de ir e lidar com os exames mais tarde. 

E ainda bem!

A segunda fase tinha uma formação intensiva de dois dias, com espaço para conhecer os outros concorrentes e, até, outros projetos que trabalham com a ANJE do Porto. O objetivo desta formação era refinar a ideia, perceber o que é preciso definir para lançar a ideia e, depois, enviar um pré-plano de negócios. Era com base nesse trabalho escrito que seria escolhido o vencedor do concurso.



Não ganhámos, é verdade. A nossa ideia inicial não era adequada ao público e não tínhamos uma oferta bem construída e direcionada. E perceber isto, onde estávamos a falhar, foi essencial para continuar num melhor caminho.



Ideias em Caixa - UAlg


Com o entusiasmo desta derrota concorremos ao Ideias em Caixa, da Universidade do Algarve. 

Adaptámos o pré-plano de negócios em modelo canvas que tínhamos feito no Porto para refletir o nosso novo posicionamento e conseguimos ir à fase seguinte. Para mim, as formações foram das coisas mais preciosas que retirei deste concurso. Muito mais específicas que as do Porto, mais espaçadas e direcionadas para os projetos concorrentes. 

Em cada dia com uma formação tinhamos umas horas para trabalhar no projeto, com o pessoal do concurso a tirar dúvidas e a colocar questões que nos orientassem quando fosse preciso repensar algum ponto. É como ter consultores profissionais, mas de oferta! 

Nesta altura conseguimos tirar algum partido de estar constantemente em Faro para participar em atividades do IAPMEI e conhecer uma série de pessoas experientes em áreas de empreendedorismo e investimento. Devo dizer que isto foi uma enorme vantagem para nós, termo-nos posto a jeito para aproveitar o conhecimento e conseguir feedback para o nosso projeto antes da entrega final para o concurso.

O desafio final foi o pitch que, como não podia deixar de ser, foi um autêntico desastre. Feito em cima do joelho, demasiado fabricado, conteúdos demasiado específicos e que tinham pouca ligação ao nosso powerpoint. O que nos safou nisto foi apenas uma coisa: conhecer o projeto por completo. O juri colocou questões a que sabíamos responder, tanto sobre os números como sobre as estratégias, do produto ao público-alvo.


Fomos para casa com um certo sentido de derrota, podíamos ter feito mais mas, ao mesmo tempo, sabíamos que levávamos já dali o que queríamos e tinhamos respondido ao que nos tínhamos proposto. 

Deixo aqui uma nota ao Plan-a-Farm, que também fez parte do concurso. O Plan-a-Farm estava praticamente de pé antes do concurso e achávamos que iria ser um dos grandes vencedores. Quando foi anunciado como menção honrosa, aceitei que o nosso tinha ficado pelo caminho. Se o Plan-a-Farm não ganhou, o nosso muito menos - pensei eu.


Estava enganada, alguma coisa fizemos bem, porque fomos um dos projetos vencedores! 


Pelo que nos disseram, o nosso pré-plano de negócios estava bastante bom e, quanto ao Plan-a-Farm, foi precisamente por já estar tão avançado que não foi classificado como vencedor: já não precisava, conseguiu sozinho por mérito próprio e tem tido o sucesso merecido.



A tua aventura nos concursos de ideias

Se ainda não participaste em nenhum, pensa nisso a sério. Vale a pena o esforço, vais divertir-te e aprender muito, conhecer pessoas muito diferentes com quem podes partilhar as tuas ideias, talvez até possam surgir novas oportunidades, quem sabe. 

Com base no que eu vivi nestes concurso, posso dizer-te que destas aventuras podes esperar:
  • Dar o primeiro passo no teu projeto - ter uma ideia vaga é uma faísca pequena, colocá-la no papel é uma pequena chama! Só o processo de candidatura pode ser um grande empurrão se ainda não deste este passo. Tens sempre algumas orientações e questões a que deves responder para melhor formulares a tua ideia e teres algo mais concreto para desenvolver.
  • Aprender sobre planeamento e marketing - é costume, quase regra, neste tipo de concurso haver formações específicas para as áreas principais de um negócio. Se estás mais dentro do aspeto técnico do produto ou serviço e pouco nestas áreas, vais receber muita informação útil que vai pôr à prova o que achas que sabes sobre a tua ideia. Dica: não desistas só porque a tua ideia inicial parece não ter futuro! Às vezes bastam alguns ajustes para encontrar uma oportunidade com grande potencial. E mais: nada é definitivo, se tens uma boa chance agora, mas por pouco tempo, vai sem medo e aproveita o bom tempo. Se a tua ideia estiver à frente do seu tempo, espera um pouco, esse tempo há-de vir.
  • Networking - seja nos intervalos, seja num espaço de tempo específico para isso, aproveita para conhecer outros concorrentes. A troca de experiências e o feedback que está sempre a fluir nestes encontros é dinâmico e construtivo. É uma competição, mas cada projeto é diferente e todos querem ajudar e participar - até porque somos pessoas inquietas e, por vezes, é raro encontrarmos outros como nós!
  • Plano de ação definido - às vezes não sabemos por onde começar, o que fazer para dar seguimento a uma ideia. Ao longo das fases do concurso somos confrontados com questões, desafios e atividades que nos obrigam a reconhecer em concreto quais os passos a dar para realizar o projeto, e conseguimos ver de forma mais clara e coerente tanto o que temos feito como o que nos falta fazer, bem como o que é mais importante para começar o que podemos deixar para fazer mais tarde.

Ganhar ou não ganhar... Claro que ganhar sabe sempre bem, e trás um certo reconhecimento e validação que de outra forma pode ser mais difícil ter. Mas não temos de ganhar sempre, ou à primeira, segunda ou terceira. Pode ser preciso mais trabalho, mudar o conceito ou o modelo. Podemos ter uma ideia desadequada ou fora de tempo. Não faz mal, há muito mundo por explorar!

Tens dúvidas sobre concursos de ideias? Fala comigo nos comentários ou por email blogueideia@gmail.com


Sabias que... 

Vamos partilhando vários concursos aqui no IDEIA? Fica atent@ à nossa barra lateral com as datas e os links atualizados :)






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