15/10/2018

O meu novo vício

Fones Podcast Mobile Telemóvel Ondemand On the go


Novamente ativo!

Queria voltar a publicar no IDEIA por tudo o que este projeto já me trouxe: conheci pessoas incríveis, projetos revolucionários e novas formas de olhar para o empreendedorismo - esse mundo fascinante de pessoas que não se contentam a sonhar, transformam as suas ideias em realidade e mudam a vida de muitos.

Para (re)começar, escolhi um tema muito novo para vocês todos (not!) e que eu só recentemente decidi aventurar-me a descobrir qual era o motivo de tanto buzz:
podcasts. Nunca fui uma utilizadora assídua do Youtube nem seguia blogues, então o conceito para mim era pouco atrativo, ou assim pensava.


O que é um podcast?

Ao que parece, um podcast é como um programa de rádio quase ondemand onde temos os episódios todos disponíveis para ouvir quando e onde quisermos.

Tim Ferriss Show Podcast Book 4 hour workweek interview best seller author


E, à boa maneira de uma pessoa inquieta, comecei pelo "Tim Ferriss Show", autor que reconheço como impaciente, astuto e do mais outside the box que se pode encontrar por aí! Os livros que escreveu mostram um maníaco da organização e controlo de dados, enquanto o podcast mostra mais o lado curioso e criativo de um lutador contra ideias feitas que questiona tudo e não se conforma com um emprego estável - tanto que o seu livro mais conhecido é o "The 4 Hour Workweek", só o título dispensa mais apresentações.

Mas com episódios de mais de uma hora e meia, acabei por me render a outro. O que mais me agarrou foi o "Side Hustle School", do autor Chris Gillebeau.


Porquê o Side Hustle School?

Conhecia o autor pelos livro "The 100$ Startup", e tanto a maneira familiar de escrever como os conteúdos práticos facilmente cativam os leitores. Este podcast segue a mesma linha, com pequenos episódios de cerca de 8 minutos aborda o que ele chama de side hustle stories de pessoas que criaram fontes de rendimento alternativas enquanto estudavam ou trabalhavam.

Para quem procura pepitas de lições de marketing este podcast é excelente. As histórias são retratos de casos reais, das mais variadas áreas e com modelos de negócio originais. Alguns conceitos que são frequentemente abordados nos episódios são:

  • Identificar ideias com potencial
  • Entrar em ação - não ficar preso nas ideias
  • Encontrar o público ideal
  • Modelos de produção e distribuição
  • Análise e reorganização de projetos
  • Valores e objetivos pessoais

Chris Guillebeau Side Hustle School Podcast 100$ Startup Book

O Chis é muito franco quando identifica fatores de sorte, ou quando avisa que cada caso é um caso e depende das circunstâncias, mas é também muito bom a distinguir os princípios e a dar exemplos de como podem ser aplicados noutros cenários - são os pequenos tesouros do Side Hustle School!

Tem sido o meu novo vício no autocarro a caminho da escola, ou nos meus passeios noturnos. Já vou no episódio 260 e ainda tenho muito que ouvir destas pequenas histórias que inspiram.

Tanto, que recuperei o IDEIA :)