06/11/2015

Pequenos atos criam grandes mudanças - The Dragonfly Effect



Já te deves ter cruzado com uma causa que te pareceu importante.

Ou com uma situação que gostavas de conseguir mudar.

Talvez fosse uma história que te tocou especialmente.

E, apesar disso, não passou daquele momento. Não alcançou pessoas suficientes para ser relevante. Não chamou à atenção o suficiente, apesar de te parecer urgente fazer alguma coisa.

A verdade é que, se não consegues comunicar bem, o impacto de uma campanha é muito baixo, apesar de ser um assunto de grande importância, que afeta centenas de pessoas, ou talvez até milhares.

O tema central deste livro é como utilizar o poder das redes sociais para criar um impacto gigante, que faça realmente a diferença, para que os teus esforços em direção a um determinado objetivo não passem despercebidos.

A história da Libelinha

A Libelinha é utilizada como metáfora na organização desta obra por utilizar quatro asas para se deslocar com grande velocidade - o único animal capaz de voar em qualquer direção.


O livro centra-se em quatro eixos fundamentas na gestão de uma campanha recorrendo às redes sociais que, como as asas de uma libelinha, devem estar perfeitamente sincronizadas para que os resultados sejam atingidos. 

O que podes conseguir com este livro

Se estás a começar a entrar nas redes sociais com o objetivo de alertar as pessoas para uma causa e fazê-las realmente tomar uma ação, vais ver que este livro é como um guia para o conseguir. Ou, como diz Dan Pink, autor do livro "Drive": 

Simplesmente o melhor mapa para as redes sociais
(tradução livre)

Há muitas informações sobre redes sociais que encontras com uma pesquisa rápida no Google. Mas essa é a parte "científica" destas ferramentas. Há todo um outro mundo por detrás que não deve ser descurado, mas que é muito mais difícil de dominar. 

É a arte de envolver as pessoas. Afinal, o que queremos é fazer com que a comunidade reaja, atue, se envolva. 


Além de te explicar as quatro "asas" de uma campanha com grande impacto, "The Dragonfly Effect" ilustra as explicações com exemplos reais de grandes campanhas que foram feitas, em várias áreas diferentes.

Encontras desde a "Yes, we can" do Presidente Barak Obama, à My Charity Water, uma campanha de Jade Clavier, de oito anos, que decidiu agir quando se apercebeu que as crianças em África não tinham acesso à água potável. 



Através destes casos de estudo, torna-se evidente a importância de cada detalhe apontado por Jennifer Aaker no seu livro. Torna-se ainda mais evidente que o tema não é centrado nas redes sociais e sim em fazer a diferença. E, sobretudo, que qualquer um que consiga dominar esta «arte» pode fazer chegar uma mensagem a milhares de pessoas.

E agora?

Envolver as pessoas é o que deve acontecer depois de lhes teres chamado à atenção. É isso que queremos fazer quando temos algo para partilhar com os outros. 

Se tens um movimento e queres torná-lo ainda maior, dá uma vista de olhos neste livro. Vale mesmo a pena, e pode fazer toda a diferença!





Sobre a autora

Joana Pedroso trabalha nas áreas de marketing, design e comunicação.

Tem como hobbies escrever e estudar, adora viajar e comer sushi.

Ambiciona construir a sua própria empresa e ter um espaço para ajudar os jovens a seguirem caminhos alternativos à educação tradicional.