13/11/2015

Dar uma nova vida ao mundo rural


A prática do desporto de orientação durante 20 anos permitiu que Fátima Saraiva, licenciada em Gestão de Empresas pela ESTG de Leiria, conhecesse recantos de Portugal como poucos. 

A natureza. As pessoas. As oportunidades.

Nestas aventuras, tornou-se claro que o interior estava subvalorizado, e a população estava a diminuir. Foi este sinal de alarme que começou a acordá-la e a querer inverter esta situação. Afinal, quem gosta de ver tesouros ao abandono?

O caminho para a iniciativa EES Rural - Escola de Empreendedorismo Social no meio Rural ainda não estava traçado. É possível que te identifiques com a próxima questão: uma boa parte dos empreendedores foca-se primeiro no lucro, dando pouca importância ao impacto que podem ter na sociedade e no ambiente. 

Para Fátima, esta não podia ser a única maneira de fazer as coisas. 


A descoberta de um mapa e o início da aventura

Em 2012, apareceu uma resposta que juntava o melhor de dois mundos: o empreendedorismo social permite criar um impacto real na comunidade de forma sustentável.

O Bootcamp de Empreendedorismo Social do IES - Social Business School em que participou nesse ano foi importante para o primeiro impulso. Depois, foi investigar, procurar, encontrar as causas do despovoamento dos territórios de baixa densidade. 

Fátima conseguiu sinalizar alguns fatores:
  • Falta de emprego
  • Falta de alternativas à atividade agrícola
  • Falta de conhecimento de quem vive em cidades

Muitas pessoas que vivem na cidade não fazem ideia de como se vive nestes territórios. 


Da primeira ideia...

A ideia inicial era apoiar a mudança das pessoas para o campo. Experimentar viver no campo para confrontar as expetativas com a realidade. 

Tendo experiência em coaching, administração, área financeira e comercial, a primeira ideia veio com contornos bastante complexos.

Com recurso a programas de coaching e contacto com profissionais da área, era importante qualificar as pessoas para fazerem aquilo que realmente as apaixonasse.

Em 2013, esta ideia venceu o concurso Smart Rural Idea Challenge, passou à fase final do INOV C do mesmo ano e promete não parar por aqui.


... aos primeiros obstáculos e início do projeto

Ainda assim, Fátima percebeu que não seria suficiente: Enquanto pessoas não sabemos o que gostamos de fazer. 

Para ajudar, uma ideia não seria suficiente para convencer a sociedade daquilo que Fátima experienciou e testemunhou durante tantos anos. Era preciso dar provas de que há oportunidades no meio rural e que é possível aproveitá-las e valorizar os recursos únicos destes territórios.

Daí os biscoitos “Daqui”, que utilizam recursos locais. Queremos criar uma Cooperativa para fazer crescer a marca, fortalecê-la e criar redes curtas de distribuição com base no comércio justo. Faz mais sentido o consumidor e o produtor ficarem ambos a ganhar, em vez das grandes distribuidoras.



Para levar adiante a ideia da EES Rural, a Cooperativa vai atuar em três eixos fundamentais:

  • Divulgar os territórios de baixa densidade – que recursos oferecem, o que está a ser desenvolvido, infraestruturas existentes, entre outros
  • Mapear oportunidades e desenvolvê-las – identificar recursos locais, desenvolver novos produtos, etc;
  • Capacitar os empreendedores para atuar nestes territórios – apoio logístico e questões legais, imagem e atendimento ao público, e muitas mais áreas;


Mais adiante, a todo o vapor

Acredito que, a partir do momento que a cooperativa esteja legalizada, vão abrir-se outras portas. 

Sendo um projeto de empreendedorismo social, Fátima compreende a necessidade de o tornar sustentável. A venda dos produtos “Daqui” é essencial para conseguir financiar a cooperativa e o trabalho de gestão, comunicação, crescimento, etc.


A “Daqui” não tem como objetivo ser limitada a Penela, e sim ser uma marca nacional que representa produtos de cada região, valorizando o que é único em cada parte do país. 

A comunicação é, por isso, uma das prioridades a desenvolver no projeto. 


Reflexão

É bom conhecer projetos para dinamizar o interior do país. Estando o litoral tão sobrelotado e estas zonas ao abandono, é preciso encontrar um equilíbrio, ainda por cima com tantos recursos e oportunidades por explorar e valorizar.


Se queres ajudar o EES Rural a crescer podes fazer uma de duas coisas:
  • Inscreve-te como Embaixador(a) da Felicidade (todas as informações estão no formulário)
  • Compra produtos "Daqui", para ajudar a que o projeto se desenvolva rapidamente

Sabe mais e acompanha o projeto em: 
Facebook: facebook.com/EESRural






Sobre a autora

Joana Pedroso trabalha nas áreas de marketing, design e comunicação.

Tem como hobbies escrever e estudar, adora viajar e comer sushi.

Ambiciona construir a sua própria empresa e ter um espaço para ajudar os jovens a seguirem caminhos alternativos à educação tradicional.