23/10/2015

Escritor de "À Procura de Nemo" dá-te pistas para contar uma história marcante


A Pixar mudou o panorama da animação quando criou o "Toy Story", fazendo frente à gigante Disney (Steve Jobs tinha pouco medo de enfrentar as líderes de mercado onde quer que estivesse). 

Havia uma forma diferente de contar a história - implementaram mesmo algumas regras para se distanciarem ao máximo dos "clássicos" da Disney e, assim, conquistarem o público. É isso que faz Andrew Stanton, guionista e diretor de grande parte dos filmes da Pixar. Conta uma história de forma a levar-nos para dentro da ação, tentar prever o que vai acontecer, tentar entender o que se vai passar. 

Andrew Stanton, graças à sua capacidade única de criar um enredo fascinante, ganhou dois Óscares para melhor filme de animação (com "À Procura de Nemo" e "Wall-E"), foi ainda nomeado para três Óscares para melhor argumento original e uma vez para melhor argumento adaptado.

É também isto que muitos projetos querem fazer: agarrar as pessoas, fazê-las sentir que fazem parte da história, ajudarem a completar as falhas. Deixo-te aqui 20 minutos com Andrew Stanton a levantar o véu da magia do storytelling (legendas disponíveis em vários idiomas).





E tu, como contas uma história?





Sobre a autora

Joana Pedroso trabalha nas áreas de marketing, design e comunicação.

Tem como hobbies escrever e estudar, adora viajar e comer sushi.

Ambiciona construir a sua própria empresa e ter um espaço para ajudar os jovens a seguirem caminhos alternativos à educação tradicional.